Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Mutirão ajuda filhos a terem nome do pai em certidões

Projeto recebeu 2.079 pedidos de reconhecimento de paternidade

Mutirão ajuda filhos a terem nome do pai em certidões
Notícias ao Minuto Brasil

06:17 - 13/08/17 por Notícias Ao Minuto

Brasil São Paulo

Mais de 750 mil moradores de São Paulo não têm o nome do pai na certidão de nascimento. Nos últimos nove meses, tempo de uma gestação, o Poupatempo recebeu 2.079 pedidos de reconhecimento de paternidade, em sete postos da Região Metropolitana. Os processos foram abertos pelo projeto "Encontre Aqui O Seu Pai, idealizado pelo promotor Maximiliano Ernesto Führer, de São Bernardo do Campo.

Gratuito, o processo de reconhecimento dura, em média, cinco meses. Em mais da 50% dos casos, os pais assumem os filhos sem a necessidade do processo judicial. No caso da recusa ao reconhecimento, a Justiça é acionada e o pai pode ser obrigado a realizar um exame de DNA.

"Vai ser o primeiro dia dos pais com o sobrenome do pai, a gente, todo mundo junto comemorando. Espero que as pessoas coloquem isso na cabeça, que o pai é fundamental na vida dele criança, dele adulto, independentemente da idade. Reconhecimento de paternidade é fundamental sempre", reforçou o promotor ao G1.

+ Mega-sena não tem vencedores e prêmio acumula em R$ 7 milhões 

O Poupatempo, que é um projeto do governo de São Paulo para agrega vários serviços de utilidade pública em um mesmo local, pretende levar o "Encontre o seu pai" a todo o estado até o fim deste ano.

Campo obrigatório