Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Doenças matam mais do que violência em presídios do país

Estudo aponta superlotação como principal causa de enfermidades

Doenças matam mais do que violência em presídios do país
Notícias ao Minuto Brasil

10:17 - 14/08/17 por Notícias Ao Minuto

Brasil Balanço

Os números impressionam: 517 presos morreram por complicações de doenças entre 1º de janeiro de 2015 e 1º de agosto. Durante o mesmo período, 37 detentos foram assassinados. Em seis anos, 278 dos 442 óbitos ocorridos foram causados por enfermidades. Foram cinco mortes por mês, entre 2010 e 2016. Os números estão em pesquisa do Ministério Público do Rio de Janeiro e do Instituto Igarapé.

Na capital, o pior presídio no ranking saúde é o Evaristo de Moraes. No chamado Galpão da Quinta da Boa Vista, localizado no bairro de São Cristóvão, morreram 70 presos em sete anos. O estudo aponta a superlotação como causa. Apenas em 2015 foram 87 óbitos. Procurada pelo G1, a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária não quis comentar a pesquisa.

+ Como juiz do caso Eike, 82 magistrados foram condenados no país

No resto do país, inspeções de peritos do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT), do Ministério da Justiça, dão conta, segundo o UOL, que os estados campeões em violações aos direitos humanos nas cadeias, com relação à saúde, são Pará e Pernambuco.

Conforme contabilizou o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) ao jornal: "pessoas privadas de liberdade têm, em média, chance 28 vezes maior do que a população em geral de contrair tuberculose. A taxa de prevalência de HIV/Aids entre a população prisional era de 1,3% em 2014, enquanto entre a população em geral era de 0,4%".

Campo obrigatório