Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Lava Jato: os mortos citados nas delações

Mesmo que refutadas por aliados, as menções a falecidos são frequentes

Lava Jato: os mortos citados nas delações
Notícias ao Minuto Brasil

06:41 - 15/08/17 por Notícias Ao Minuto

Brasil Análise

Um ato é repetido em diversas delações da Lava Jato, e de outras operações de desdobramento. A citação a políticos e parentes mortos. Mesmo que refutadas por aliados, as menções a falecidos são frequentes.

Em depoimento concedido, em dezembro passado, o ex-presidente da Odebrecht Pedro Novis se desculpou: "O senhor vai me perdoar: mais um morto", contou à época, como resgata reportagem da Folha de S. Paulo. Era Rubens Jordão, apontado como receptador de caixa dois para a campanha de José Serra (PSDB) à Prefeitura de São Paulo, em 2012.

Outro falecido mencionado foi dois anos antes. Era o ex-presidente do PSDB Sérgio Guerra, citado na delação do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa como responsável por pedir R$ 10 milhões para encerrar a CPI da Petrobras, , em 2009.

Em depoimento a Sergio Moro, em maio passado, o ex-presidente Lula citou a esposa, Marisa Letícia, que tinha falecido em fevereiro devido a complicações de um AVC. "Não sei se o senhor tem mulher, mas nem sempre ela pergunta para a gente o que vai fazer", afirmando que a mulher teria tomado as decisões sobre o tríplex de Guarujá (SP). Lula acabou sendo condenado pelo caso.

O ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), morto em acidente aéreo durante campanha para presidência em 2014, foi diversas vezes citados em delações. A citação mais recente foi no depoimento de Ricardo Saud, diretor da J&F, empresa do conglomerado da JBS.

Saud alegou ter entregue R$ 14,6 milhões para o caixa dois de Campos. O montante incluía dinheiro em espécie. O ex-diretor da J&F disse ainda que, com a morte de Campos, correligionários chegaram a pedir ainda mais recursos. Na mesma delação, outro citado foi Telma Santos, presidente do PMN, falecida em 2016. Segundo Saud, uma doação oficial garantiu o apoio do partido a Aécio Neves, na eleição de 2014.

Campo obrigatório