Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Sobe para 21 número de resgatados no 6º naufrágio ocorrido no Pará

Engenheiro naval da Universidade Federal do Pará alerta para falta de segurança

Sobe para 21 número de resgatados no 6º naufrágio ocorrido no Pará
Notícias ao Minuto Brasil

12:25 - 24/08/17 por Notícias Ao Minuto

Brasil neste ano

Subiu para 21 o número de passageiros da embarcação M/B Capitão Ribeiro resgatados, até o fim da tarde desta quarta-feira (23). Dez pessoas morreram. Enquanto o paradeiro de cerca de 40 dos 70 ocupantes do barco segue desconhecido, a Marinha do Brasil informou nesta quarta-feira (23) que o naufrágio, na noite desta terça (22), foi o sexto ocorrido no Pará neste ano. Foi o primeiro acidente do gênero, no entanto, na jurisdição da Capitania dos Portos do Amapá, que engloba até o oeste do Pará.

Engenheiro naval da Universidade Federal do Pará, Pedro Lameira alertou, ao G1, que o transporte em embarcações na Amazônia não oferece segurança.

+ Sobrevivente de naufrágio relata 'momentos terríveis'

"Falta estanqueidade, ou seja, quando ocorre alagamento, o casco é inundado de forma homogênea, diferente das embarcações de casco metálico, que possuem compartimentos de inundação, ou seja, o alagamento ocorre em partes", detalhou.

Segundo Lameira, o problema é antigo os órgãos competentes precisam determinar regras de segurança para os barcos. "O excesso de carregamento, seja de passageiros ou cargas, compromete a estabilidade do barco", aponta o engenheiro.

+MP quer indenização e desculpas a índios por violações na ditadura

O Capitão Ribeiro, que saiu de Santarém, às 18h da segunda (21), naufragou na Ponta Grande do Xingu, em Porto de Moz. A região, conforme Lameira, é conhecida pelas fortes correntes. "Não tem tempo nem de colocar o colete", concluiu.

Campo obrigatório