Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Brasil terá menos tempo para enfrentar envelhecimento da população

População com mais de 60 anos está crescendo em um ritmo muito acelerado

Brasil terá menos tempo para enfrentar envelhecimento da população
Notícias ao Minuto Brasil

06:22 - 31/08/17 por Notícias Ao Minuto

Brasil Debate

A primeira edição do fórum interativo da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa fez um panorama sobre o atendimento à saúde no Brasil, tanto na rede pública quanto em relação aos planos de saúde, diante da mudança no perfil demográfico brasileiro.

Uma das conclusões é que a população com mais de 60 anos está crescendo em um ritmo muito acelerado, dando ao Brasil um tempo menor do que outros países para enfrentar o envelhecimento, e com menos recursos.

A professora Andréa Faustino, do Departamento de Enfermagem da Universidade de Brasília, lembrou que a longevidade maior traz também uma maior incidência de doenças crônicas, como hipertensão, câncer e demências.

Ela salientou que as deficiências no sistema público de saúde começam na atenção básica. "A gente tem deficit na quantidade de profissionais, na estrutura física, nos equipamentos e na rede de exames complementares, o que dificulta muitas vezes diagnósticos precoces de muitas doenças que poderiam ser tratadas nesse nível de atenção à saúde", afirmou Andréa.

+ Queda na taxa nacional de vacinação preocupa governo

Mudança no atendimento

Já a representante da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Michele Rangel, ressaltou que muitos problemas são comuns à rede pública e privada. Ela disse que a mudança nos padrões de adoecimento decorrentes do envelhecimento da população não foi acompanhada por uma mudança no atendimento de saúde.

Ela também criticou o modelo de remuneração dos profissionais, que segundo ela não ganham pela qualidade do tratamento, mas pelo número de procedimentos realizados. "Isso gera um descompromisso com o resultado, um descompromisso com a qualidade e desperdício de dinheiro."

Durante o fórum, Michele apresentou o Projeto "Idoso Bem Cuidado", da ANS, um programa piloto de acolhimento e de atenção integrada no cuidado aos idosos que já conta com a adesão de 66 planos de saúde de todo o País.

Avanços tecnológicos

A deputada Creuza Pereira (PSB-PE), que tem 81 anos e participou do fórum por teleconferência, comemorou os avanços tecnológicos em saúde que permitem o aumento da longevidade.

"A gente vai podendo ser um idoso ativo, guardar a alegria de viver enquanto for possível, e não ser um peso tão grande para aqueles com quem nós vamos trabalhar", ressaltou.

Acessibilidade

A próxima edição do fórum interativo da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa vai ser no final de setembro e vai tratar de dois temas: Acessibilidade e Cidades Amigas do Idoso. Com informações da Agência Câmara.

Campo obrigatório