Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Desfiles movimentarão cidades no feriado de 7 de Setembro

Paradas militares e apresentações comemoram a Independência do Brasil por todo o País

Desfiles movimentarão cidades no feriado de 7 de Setembro
Notícias ao Minuto Brasil

08:18 - 03/09/17 por Notícias Ao Minuto

Brasil Independência

Capitais e cidades de todo o País preparam desfiles cívicos e militares para a comemoração dos 195 anos da Independência do Brasil, na próxima quinta-feira (7). A Parada Militar (ou Desfile das Forças Armadas) é uma tradição, principalmente nos grandes centros, e terá a participação do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.

No interior, escolas e Batalhões da Polícia Militar organizam eventos para celebrar a data. Confira a programação dos desfiles em algumas capitais.

Brasília

Local: Esplanada dos Ministérios

O Comando Militar do Planalto, responsável pela organização do evento, ainda não divulgou os detalhes do desfile neste ano. Tradicionalmente, o Desfile da Independência começa por volta das 9h. O percurso é feito na via N1, na altura do Ministério da Justiça, aproximadamente, até o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. A apresentação é feita por militares, viaturas, cavaleiros e integrantes do Batalhão da Guarda Presidencial.

São Paulo

Local: Sambódromo

Horário: das 9h30 às 12h

O espetáculo começa com a revista às tropas, realizada na Av. Olavo Fontoura por representante do governo estadual e pelo alto comando das Forças Armadas. Após a entrada do Comando Geral das Forças Armadas no Sambódromo, a primeira parte será o desfile cívico, com apresentação de diversas entidades civis, alunos das redes municipal e estadual de ensino e do Senai, associações de caráter militar e escolas militares.

A segunda parte do desfile é a Parada Militar, formada por integrantes da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira e órgãos de Segurança Pública, como Polícia Militar do Estado de São Paulo, Polícia Civil e Guarda Civil Metropolitana.

No total, são cerca de oito mil desfilantes na pista, dos quais aproximadamente quatro mil são militares.

 Belo Horizonte

Local: Avenida Afonso Pena

Horário: das 8h às 9h

O Desfile Cívico acontece ao longo da Avenida Afonso Pena. O evento, que tem entrada franca, reúne milhares de pessoas no centro de Belo Horizonte e contará com integrantes das Forças Armadas, Aeronáutica, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e polícias Civil e Militar.

 Manaus

Local: Centro de Convenções (Sambódromo)

Horário: às 8h15

O desfile será coordenado pelo Comando Militar da Amazônia (CMA), por meio do Cerimonial do Governo do Estado e em parceria com a SEDUC. A cerimônia de encerramento da Semana da Pátria 2017, com a solenidade do “Abafamento do Fogo Simbólico”  também será no Sambódromo, às 17h, e será realizada pela SEDUC e Maçonaria. Com informações do Portal Brasil.

Campo obrigatório