Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

União fala em possível privatização do ensino superior no Rio

Tesouro elencou medidas de compensação caso estado não cumpra a série de ações que validaram acordo de recuperação fiscal

União fala em possível privatização do ensino superior no Rio
Notícias ao Minuto Brasil

07:38 - 06/09/17 por Notícias Ao Minuto

Brasil Polémica

O governo do Rio de Janeiro poderá demitir servidores e privatizar instituições de ensino superior caso não cumpra a série de ações que validaram o acordo de recuperação fiscal do estado, assinado nesta terça-feira (5). As sugestões, segundo o jornal O Globo, partiram do Tesouro Nacional, que deu aval para a gestão do governador Luiz Fernando Pezão tomar empréstimos de R$ 11,1 bilhões a serem destinados ao pagamento de salários em atraso e de fornecedores.

Outras medidas de compensação sugeridas pela União foram reforma do regime jurídico único dos servidores e criação de alíquota extraordinária de contribuição previdenciária para inativos que ganhem acima do teto.

"Uma vez que a desestatização é uma prática essencial e eficiente não só para o equacionamento das contas públicas, mas também para o ganho de eficiência dos serviços ofertados à população e para adequação do tamanho do estado, essa categoria de medidas de ajuste poderia ser ampliada - passando a abranger a revisão da oferta de ensino superior", diz documento do Tesouro reproduzido por O Globo.

Embora o parecer não mencione quais instituições públicas poderiam ser privatizadas, a principal aposta é a de que a UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) estaria entre elas.

Leia também: Sorteio da Mega-Sena nesta quarta-feira pode pagar R$ 77 milhões

Campo obrigatório