Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Anvisa interdita lote de leite condensado por excesso de bactéria

O produto teve resultado insatisfatório na contagem de Estafilococos Coagulase Positiva

Anvisa interdita lote de leite condensado por excesso de bactéria
Notícias ao Minuto Brasil

22:39 - 15/09/17 por Notícias Ao Minuto

Brasil saiba o que fazer

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interditou um lote do leite condensado da marca mineira Fazendeira nessa quinta-feira (15) por excesso de bactéria. O lote do leite condensado teve resultado insatisfatório na contagem de Estafilococos Coagulase Positiva.

A medida foi adotada depois que um laudo do Laboratório Central Noel Nutels, do Rio de Janeiro, reprovou o produto em um dos testes. O leite condensado interditado é fabricado pela empresa Baduy e Cia Ltda, de Ituiutaba (MG).

Este teste é utilizado para medir a presença de estafilococos em alimentos. Estafilococo é um tipo de bactéria relativamente comum, mas que pode provocar dor de barriga e vômitos. Por isso, o controle da presença deste tipo de bactéria em alimentos tem um limite rígido.

+ Temer promete terminar obra do Instituto do Cérebro do Rio

O que o consumidor deve fazer

A medida é preventiva e vale por 90 dias até que seja feita a contraprova. O recomendável é que este produto não seja consumido para evitar prejuízos à saúde, especialmente em pessoas mais vulneráveis como crianças, idosos ou pessoas que já estão doentes.

A Anvisa e as vigilâncias sanitárias dos estados e municípios são responsáveis pela fiscalização deste tipo de produto do ponto de vista da saúde. Caso o consumidor acredite que foi lesado e deseja ser ressarcido ele poderá procurar um órgão de defesa do consumidor como o Procon de sua cidade. Com informações do Portal da Anvisa.

Campo obrigatório