Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Bombeiros combatem incêndios em quatro unidades de conservação

De julho a setembro, com o clima seco, as queimadas ameaçam a vegetação

Bombeiros combatem incêndios em quatro unidades de conservação
Notícias ao Minuto Brasil

17:55 - 15/09/17 por Notícias Ao Minuto

Brasil Preservação

Durante o período de seca, as queimadas se tornam recorrentes em todo o País. Ao todo, já foram registrados 44.526 focos de incêndios em setembro. Bombeiros e agentes do Instituto Chico Mendes (ICMBio) combatem chamas em quatro unidades de conservação.

1. Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (Mato Grosso)

O incêndio começou no feriado do dia 7 de setembro numa área de morros, portanto, de difícil acesso. Atualmente, 45 brigadistas do ICMBio e Ibama estão envolvidos na operação.

Por medidas de segurança, a Trilha das Cachoeiras foi fechada para os visitantes. Até agora, a estimativa de área queimada é de 2.674 hectares. O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães se situa entre a Chapada dos Guimarães e a capital do Mato Grosso, Cuiabá. São 32.630 hectares de bioma cerrado.

2. Parque Nacional da Serra da Canastra (Minas)

Desde o dia 11 de setembro, 42 pessoas estão mobilizadas no combate ao incêndio na área centro-norte da unidade. A área atingida por fogo em 2017 é de aproximadamente 32 mil hectares.

+ Postos de saúde abrem neste sábado para atualizar vacinas de crianças

O Parque Nacional da Serra da Canastra foi criado em 1972 e se situa no sudoeste de Minas Gerais. A área do Parque abrange 197.971 hectares de cerrado.

3. Parque Nacional do Araguaia (Goiás)

Os incêndios se concentram na região da Mata do Mamão, o combate se concentra na zona norte deste local. Outros sete focos estão em áreas de campo. Ao todo, são 29 pessoas mobilizadas, entre brigadistas do ICMBio e do Ibama, com apoio de um helicóptero.

A área atingida por fogo em 2017 é de 213.412 hectares. O Parque Nacional do Araguaia foi criado em 1959, durante o governo JK. É uma área de cerrado com 555.517 hectares abrangendo os municípios de Pium e Lagoa da Confusão, no Tocantins.

4. Parque Nacional dos Campos Ferruginosos (Pará)

Há o combate de um foco no oeste do parque, próximo à Floresta Nacional de Carajás, mobilizando cerca de 50 pessoas. A estimativa de área atingida é de 2.120 hectares. O ICMBio combate o fogo na unidade juntamente com o Exército e Corpo de Bombeiros militares e civis

O Parque Nacional dos Campos Ferruginosos é uma unidade criada em 2017 e se localiza nos municípios de Parauapebas e Canaã dos Carajás, no Pará. São 79.029 hectares de bioma amazônico. Com informações do Portal Brasil.

Campo obrigatório