Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Governo prepara programa para incentivar saída do Bolsa Família

Ministro se refere ao programa como uma “forma de emancipação” do Bolsa Família

Governo prepara programa para incentivar saída do Bolsa Família
Notícias ao Minuto Brasil

08:38 - 22/09/17 por Notícias Ao Minuto

Brasil progredir

Um novo programa social deve ser lançado na próxima semana pelo governo federal. Chamado de 'Progredir', o programa tem o objetivo de elevar a renda de 1 milhão de famílias para que elas possam deixar o Bolsa Família em 2 anos.

O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, revelou em entrevista ao G1, que a ação pretende oferecer cursos de qualificação profissional, ajudar na seleção de oportunidades de trabalho e disponibilizar R$ 3 bilhões em microcrédito para famílias de baixa renda, inscritas no Cadastro Único dos programas sociais do governo federal.

“É um programa vinculado ao público do Bolsa Família, a população mais pobre do Brasil, que visa criar oportunidade de emprego e renda para essa população. Não é um programa para tirar as pessoas do Bolsa Família”, disse o ministro.

Terra se refere ao programa como uma “forma de emancipação” do Bolsa Família. “Ninguém pode passar fome, mas o Bolsa não deve ser um projeto de vida”, afirmou o ministro.

+ Último dia para atualizar carteira de vacina de crianças e adolescentes

O G1 esclarece que o Progredir será coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o Progredir terá ações conjuntas com outras pastas, como Educação; Trabalho; Indústria, Comércio Exterior e Serviços; e Ciência e Tecnologia, e será dividido em três eixos:

Qualificação profissional: Criação de cerca de 1 milhão de vagas em cursos de formação inicial ou continuada e de qualificação profissional.

Intermediação de mão de obra: Cruzamento de currículos e de vagas de empregos de forma regionalizada. Cerca de 20 milhões de trabalhadores estão no público-alvo.

Microcrédito e educação financeira: Oferta de R$ 3 bilhões em microcrédito e de cursos de educação financeira para 100 mil famílias e 1,7 milhão de autônomos.

A previsão do governo é de que seja possível “emancipar” 1 milhão de famílias do Bolsa Família. O evento de lançamento do Progredir está pré-agendado para a próxima terça-feira (26), no Palácio do Planalto.

Campo obrigatório