Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Traficantes do Rio se inspiram em 'Mundo de Bob' e autoajuda

Adesivos da animação enfeitam fuzis de Bob do Caju, enquanto livros de autoajuda reduzem a pena de Nem da Rocinha

Traficantes do Rio se inspiram em 'Mundo de Bob' e autoajuda
Notícias ao Minuto Brasil

14:17 - 24/09/17 por Notícias Ao Minuto

Brasil Influência

De um lado do Brasil, no Rio de Janeiro, adesivos da animação "O Fantástico Mundo de Bob" enfeitavam os fuzis apreendidos com os homens da facção Amigos dos Amigos (ADA). Seu líder, Bob do Caju, foi preso neste sábado (23), por comandar a invasão da favela da Rocinha, utilizando as armas marcadas pela imagem do personagem - uma criança de 4 anos com imaginação fértil, ícone dos anos 1990. 

+ Ação na Rocinha tem seis traficantes presos e 16 fuzis apreendidos

Do outro lado, no presídio federal de Rondônia, uma lista extensa de livros de autoajuda lidos por "Nem da Rocinha" é revelada pelos policiais. De dentro da cadeia de segurança máxima, Antônio Francisco Bonfim Lopes, teria dado a ordem da invasão da comunidade no último domingo (17).

Em tempos de crescente "gourmetização" do crime em roteiros estrelados de filmes e séries televisivas - como "Orange is the New Black", "Narcos" e "Prison Brak", da Netflix - aumenta também a curiosidade relacionada a quem são os homens por trás dos crimes. Com informações reveladas pelo jornal Extra, ajudamos a matar algumas curiosidades sobre um dos chefões do tráfico mais temidos do Rio de Janeiro.

A lista das obras escolhidas por Nem inclui desde clássicos a livros de autoajuda. "Futuro da humanidade", "O vendedor de Sonhos", "O Caçador de Pipas", "O Guardião de Memórias", "Os Espiões", "Maldito Juscelino", "O Menino do Pijama Listrado", "Nunca desista de seus sonhos", "O apanhador no campo de centeio" e "A Cabana" já foram lidos pelo preso. Ele foi condenado a uma pena de 96 anos, 4 meses e 24 dias de prisão, por crimes envolvendo tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

Decisão publicada em 27 de junho, assinada pelo juiz federal Nelson Liu Pitanga, de Rondônia, revelou que o traficante já havia reduzido 319 dias de sua pena com leituras e cursos desde que foi preso, em novembro de 2011. Para cada livro lido, Nem diminui quatro dias na prisão.

Campo obrigatório