Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ativista que recebeu cartazes racistas registra boletim de ocorrência

Cartazes com mensagens racistas foram coladas em frente à casa de Marco Antônio, em Blumenau

Ativista que recebeu cartazes racistas registra boletim de ocorrência
Notícias ao Minuto Brasil

18:53 - 27/09/17 por Notícias Ao Minuto

Brasil blumenau

No início da semana, o ativista e advogado Marco Antônio André encontrou cartazes racistas colados em frente a sua casa em Blumenau, no Vale do Itajaí (SC). As mensages continham símbolos do movimento norte-americano Ku BKlux Klan, faziam ameaças racistas e chamavam Marco Antônio de "macumbeiro", por ele ser praticante de religião de matriz africana.

De acordo com o G1, o ativista decidiu registrar um boletim de ocorrência nesta quarta-feira (27) e o caso deve ser investigado pela 2ª Delegacia de Polícia do município.

"Por mais que eu não queira crer que os cartazes são para mim, não há outra leitura. Procurei outros cartazes e não tinha", contou Marco Antônio.

A publicação destaca que praticar discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou nacionalidade é crime com pena prevista de um a três anos podendo se estender a cinco anos.

“De forma agressiva como foi agora, nunca senti de fato, mas o racismo diário a gente sente. Esses cartazes estão colados nas costas e na testa de todos os negros do Brasil e da cidade, vamos falar da nossa realidade, quando profetizo minha fé como membro de uma casa de umbanda e candomblé. Só que a agressão em si é velada, ela choca quando a caixa de pandora é aberta”, revela o ativista.

Leia também: 'Mulher gosta de apanhar', diz professor de Direito em sala de aula

Campo obrigatório