Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Mulher recebe medicação de outro paciente e passa mal no RJ

A paciente, que também é hipertensa, postou um vídeo nas redes sociais mostrando as bolsas 'erradas'

Mulher recebe medicação de outro paciente e passa mal no RJ
Notícias ao Minuto Brasil

12:48 - 29/09/17 por Notícias Ao Minuto

Brasil Negligência

Uma mulher diagnosticada com colite, após dar entrada no Hospital Vitória, no Rio de Janeiro, descobriu que estava recebendo medicações que deveriam ser aplicadas em outros pacientes A advogada Daniele Lima Jóia, de 37 anos, havia sido internada no hospital da Barra da Tijuca no último sábado (23) com inflamação no intestino grosso, mas depois de três dias de internação voltou a passar mal e percebeu o erro na administração dos medicamentos.

+ Planos de saúde podem ter menos obrigações e cobrar mais de idosos

A paciente, que também é hipertensa, postou um vídeo nas redes sociais mostrando as bolsas erradas, contendo cloreto de sódio e ciprofloxacino (um tipo de antibiótico). Segundo a denúncia, uma das medicações seria de um paciente de 87 anos, enquanto a outra de uma idosa de 97 anos. Em entrevista ao jornal O Dia, a advogada contou que vomitou no momento em que os enfermeiros trocaram o seu acesso venoso.

"Fiquei desesperada. Pedi para a minha acompanhante chamar a enfermeira, porque não sabia arrancar aquilo. Ao chegar no quarto, a enfermeira retirou os medicamentos e detectou que eu estava com a pressão alta. Só no dia seguinte de manhã uma equipe do hospital foi ao quarto me pedir desculpas", explicou a advogada, que recebeu alta nesta quinta-feira (28).

A mulher anunciou que vai tomar as medidas judiciais cabíveis em relação ao Hospital Vitória. A assessoria de imprensa da clínica, em resposta ao jornal O Dia, garantiu que o sistema eletrônico que controla a dispensa de medicamentos é "inteiramente rastreável e funcionou como devido”, atribuindo o incidente à fase de etiquetagem manual. O hospital ainda alegou que a medicação aplicada em Daniele Jóia estava correta.

Campo obrigatório