Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Dia de Finados com intensa programação nas principais capitais; confira

Veja em algumas das principais capitais o que você encontrará

Dia de Finados com intensa programação nas principais capitais; confira
Notícias ao Minuto Brasil

07:20 - 02/11/17 por Notícias Ao Minuto

Brasil Feriado

O feriado de Dia de Finados em todo Brasil, nesta quinta-feira (2), tem instensa programação e homenagens nos cemitériosdas principais capitais aos que já partiram. Confira em algumas das principais cidades o que você encontrará.

Brasília

De acordo com informações da Agência Brasília, os cemitérios do Distrito Federal vão funcionar com horário estendido para visitas nesse 2 de novembro. Nas seis unidades na Asa Sul, em Brazlândia, no Gama, em Planaltina, em Sobradinho e em Taguatinga, os portões serão abertos às 7 horas, uma hora antes do convencional, e o acesso será permitido até as 19 horas, uma hora depois do normal.

+Motorista que atropelou jovem e criança em Santos é menor de idade

As linhas de ônibus que passam pelos seis cemitérios serão reforçadas conforme o aumento da demanda. Segundo o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), os coletivos vão circular com a tabela de domingo, com cerca de 40% da frota.

Na Asa Sul, em Taguatinga, no Gama e em Sobradinho, a concessionária colocará vans à disposição dos visitantes para transportá-los gratuitamente.

São Paulo

Os serviços municipais operam em um esquema especial em função do feriado de Finados, nesta quinta-feira (2). De acordo com a prefeitura da cidade, hospitais, prontos-socorros e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) funcionarão o dia todo, ininterruptamente.

Os mercados e sacolões municipais também terão alterações nos horários de atendimento ao público. Os mercados Kinjo Yamato, Lapa, Paulistano, Santo Amaro e São Miguel Paulista, incluindo o sacolão de São Miguel, estarão fechados no feriado, retomando o atendimento normal no dia 3. Já os demais equipamentos estarão abertos com horário de atendimento reduzido, apenas no dia 2.

A CET implantará a Operação Estrada para o feriado prolongado, entre quarta-feira (1º) e segunda-feira (6). O objetivo da operação é garantir as condições de segurança e fluidez do trânsito, bem como a mobilidade dos motoristas e pedestres, devido ao aumento do fluxo de veículos, especialmente nos acessos das rodovias.

A SPTrans vai desviar algumas linhas de ônibus e ativar outra para atender quem estiver indo para os cemitérios. Todas as informações estão disponíveis no www.sptrans.com.br.

Como já é tradição, os cemitérios ficarão floridos, como homenagem aos mortos. Algumas homenagens, porém, vão começar nesta quarta-feira mesmo, como é o caso do passeio organizado pelo Sampa Bikers. O trajeto do “Pedal Caveira” começa as 21h e reúne ciclistas que passam pelos cemitérios da Consolação e do Araçá.

Para os adeptos das homenagens mais tradicionais, uma boa notícia: o preço das flores deve estar mais baixo do que no ano passado, segundo o Sindiflores (Sindicato do Comércio Varejista de Flores e Plantas Ornamentais do Estado de São Paulo). Entre as flores, o crisântemo é o favorito para deixar para os amigos e familiares.

Rio de Janeiro

Os cemitérios do Rio de Janeiro terão programação especial para o Dia de Finados. Como forma de apoio para quem perdeu pessoas queridas, o Cemitério da Penitência, no Caju, na Zona Norte do Rio, terá o lançamento da campanha “A vida não para”, uma ação em parceria com o Grupo Amigos Solidários na Dor do Luto (ASDL), com reuniões semanais gratuitas de apoio. De acordo com o portal G1, os padrinhos do projeto são a atriz e apresentadora Cissa Guimarães e o treinador Abel Braga.

No Jardim da Saudade de Sulacap, na Zona Oeste do Rio, acontecerá um manifesto contra a morte de policiais militares no Rio de Janeiro. Desde o começo do ano 114 deles morreram assassinados. O concerto-manifesto “Paz para o Rio” contará com a Orquestra da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ).

Um espetáculo-manifesto sobre a importância da arte também contará com artistas do Theatro Municipal no cemitério Jardim da Saudade de Paciência. Com a curadoria de Ana Botafogo, apresentação contará com trechos de grandes coreografias clássicas como Cisne Negro, Spartacus, A Bela Adormecida, O Corsário, Sherazade, Pas de Trois de O Lago dos Cisnes e Coda, com músicas de Tchaikovsky, Saint Säens, R. Korsakov e Katchaturian.

Fortaleza

Na capital do Ceará, o Cemitério Parque da Paz terá missas às 8h, 9h30, 11h e 16h30 (campal). O cemitério São João Batista, no Centro, terá seis missas: às 6h30, 8h, 10h, 12h e 16h.

O Jardim Metropolitano terá missa campal às 10h e, às 10h40, haverá sobrevoo de um helicóptero com chuva de pétalas de rosas. Ás 12h e 13h30, serão realizados cultos evangélicos. A programação também terá missas às 14h30 e 16h.

Lojas do Centro

O comércio no Centro de Fortaleza e as demais lojas de rua da Capital estará fechado. Nos dias posteriores (sexta-feira e sábado), as lojas terão funcionamento normal.

Supermercados

Os supermercados em todo o Estado funcionarão normalmente, mas cada estabelecimento decide o o horário de funcionamento, segundo a Associação Cearense de Supermercados (Acesu).

Shoppings

Iguatemi

O shopping estará com as lojas e quiosques fechados. Praças de alimentação e atividades de lazer funcionarão das 10h30 às 22h. O cinema abre das 12h30 às 22h30.

North Shopping Fortaleza, North Jóquei e Via Sul

Os três shoppings terão lojas e quiosques fechados, mas a praça de alimentação e espaços de lazer funcionam de 11h às 22h. O cinema funciona conforme programação.

RioMar Fortaleza e Kennedy

Os dois shoppings estarão com as lojas e os quiosques fechados, mas as praças de alimentação e espaços de entretenimento funcionarão normalmente das 10h às 22h.

Postos de saúde

Apenas os postos Paulo Marcelo, no Centro, e o de Messejana, abrem apenas para imunizações, das de 8h30 às 16h30. Na sexta-feira (3), data que terá ponto facultativo por conta do Dia do Servidor, funcionará a sala de imunização do Posto de Saúde de Messejana, de 8h30 às 16h30.

Metrofor

Não haverá operação nas linhas administradas pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos. Na sexta-feira, as linhas operam normalmente.

Recife

O cemitérios do Recife têm missas e apresentações musicais no Dia de Finados. Ações para dar conforto aos visitantes que vão a esses locais durante o feriado.

De acordo com o G1, além da limpeza e da manutenção intensificada das 6h às 22h, algumas necrópoles da capital pernambucana têm uma programação que oferece celebrações religiosas e apresentações musicais.

Nos cemitérios de Santo Amaro, no Centro da cidade, Parque das Flores e Várzea, na Zona Oeste, há missas previstas para começar a partir das 9h. As celebrações seguem durante todo o feriado e, às 10h, em Santo Amaro, e às 16h, no Parque das Flores, são feitas pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.

As missas também ocorrem no Cemitério de Casa Amarela, na Zona Norte, mas os horários não foram confirmados pela Prefeitura do Recife. Outros cemitérios, como o da Várzea e o de Tejipió, receberam ações como pintura e poda de árvores.

De acordo com a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife, a expectativa é de que 50 mil pessoas circulem pelos cemitérios da capital pernambucana durante a quinta (2). Todos os locais contam com funcionários para ajudar na localização de jazigos e ossuários, segundo a Prefeitura do Recife.

Manaus

Já na véspera do Dia de Finados, na quarta (1º), os cemitérios da área urbana de Manaus recebiam mais de 150 mil pessoas. O local conta com palcos para as missas, que serão realizadas ao longo do dia em seis cemitérios da cidade. A organização dos ambulantes e serviços de limpeza também foram intensificados.

Segundo o subsecretário operacional da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), José Rebouças, os serviços de varrição, capinação, poda e jardinagem foram reforçados para receber quem prefere ir nos cemitérios com antecedência.

A expectativa da Semulsp é de que mais de 500 mil pessoas visitem os seis cemitérios da área urbana da cidade para o Dia dos Finados.

Um esquema especial de trânsito foi organizado pela Prefeitura de Manaus. A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) fiscalizará o transporte coletivo, que terá a circulação de linhas extras, ampliação do itinerário e reforço da frota de linhas normais.

Porto Alegre

Missas e cultos especiais estão planejados nos cemitérios e crematórios de Porto Alegre para este Dia de Finados. Apresentações musicais, espaço de adoção de pets e chuvas de pétalas de rosas também estão previstos. Serão disponibilizadas linhas de ônibus especiais para quem for até a região dos cemitérios.

Linhas especiais

297 - Cemitério: opera das 7h às 19h. Saída da Avenida Borges de Medeiros, próximo ao Mercado Público, e vai até a Avenida Professor Oscar Pereira. A tabela horária será aberta.

398.9 – Jardim da Paz/Finados: terá horários disponíveis das 8h às 18h35min. Saída da Avenida Senador Salgado Filho, no Centro, até a Estrada João de Oliveira Remião. O intervalo entre viagens é de 20 a 30 minutos. Os táxis rodam com bandeira 2.

Os serviços públicos, shoppings e supermercados de Porto Alegre terão horários diferentes de funcionamento nesta quinta-feira (2). A sexta-feira (3) será considerada dia normal de trabalho.

Para a quinta-feira (2), a Arquidiocese de Porto Alegre realizará celebrações em diversos cemitérios da região metropolitana. O arcebispo Dom Jaime Spengler presidirá a missa no Cemitério da Santa Casa, a partir das 10h.

O Sindilojas Porto Alegre informa que o comércio da Capital poderá atender normalmente com empregados, desde que o estabelecimento possua a declaração de opção pelo trabalho em feriados e a certidão de regularidade sindical emitida pelo sindicato.

Os supermercados de Porto Alegre também devem abrir normalmente, ficando a critério de cada rede fazer horários reduzidos. Já as lojas dos shopping têm, em sua maioria, abertura opcional durante a tarde, das 14h às 20h, enquanto a maior parte das praças de alimentação deve abrir entre 11h e 22h.

Campo obrigatório