Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Funcionários do metrô de Brasília entram em greve nesta quinta

Grupo reivindica um reajuste salarial de 8,41%, tendo como referência o INPC

Funcionários do metrô de Brasília entram em greve nesta quinta
Notícias ao Minuto Brasil

10:27 - 09/11/17 por Folhapress

Brasil Paralisação

Os funcionários do metrô do Distrito Federal, que transporta, diariamente, uma média de 150 mil passageiros, iniciaram, na manhã desta quinta (9), uma greve por período indeterminado. Eles reivindicam um reajuste salarial de 8,41%, tendo como referência o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que mede a variação dos preços da cesta de compras de famílias com renda de até cinco salários mínimos. As informações são da Agência Brasil.

Os metroviários também pedem que 621 candidatos aprovados no último concurso sejam convocados. O processo seletivo ocorreu em 2016 e teve sua validade estendida até o final de 2018.

+ Babá 'ameaçada' e 'humilhada' pelo patrão será indenizada em R$ 3 mil

Em nota, além de destacar perdas salariais acumuladas por três anos, o sindicato da categoria declarou que tem arcado com "um alto preço pela corrupção e desgoverno, sem contar com as recentes mudanças nas leis trabalhistas".

Uma decisão judicial estabeleceu que o metrô deve funcionar nesta quinta (9) com 90% de sua capacidade nos horários de pico (das 6h às 10h e de 16h30 as 20h30), podendo reduzir para 60% nos demais horários.

A Justiça também determinou que o metrô deve circular normalmente, com 100% de sua capacidade, no período de 8h30 as 19h do próximo domingo (12), dia de aplicação de provas do Exame Nacional do Ensino Médio. A multa fixada para o caso de descumprimento é R$ 100 mil por dia.

O metrô conecta Brasília às regiões administrativas de Ceilândia e Samambaia, passando pela Asa Sul, Setor Policial Sul, Estrada Parque Indústria e Abastecimento, Guará, Park Way, Águas Claras e Taguatinga. Com informações da Folhapress. 

Campo obrigatório