Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Bebê de três meses acompanha a mãe no Enem

Mãe, pai e bebê entram juntos na prova; na inscrição, a mulher informou que estava amamentando

Bebê de três meses acompanha a mãe no Enem
Notícias ao Minuto Brasil

20:10 - 12/11/17 por Estadao Conteudo

Brasil Amamentação

A recém-nascida Alice tem três meses, mas foi neste domingo, 12, fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com a sua mãe. Elane Souza, 39, foi com o bebê de colo e o marido fazer a segunda fase da prova, na faculdade Estácio, no Rio Comprido, na zona norte do Rio.

+ #aprendinoenem: candidatos comentam prova do Enem com memes; confira

Os três conseguiram entrar juntos na prova porque, na inscrição, Elane disse que estava amamentando. Seu marido, Marcelo Lago, de 37, entrou junto com as duas e ficou com Alice numa sala reservada ao lado da prova. Antes de dar o sinal do início do exame, às 13h30, Elane amamentou e entregou Alice para o pai.

"Para mim, foi complicada a questão da distância porque a gente nunca tinha ficado tanto tempo longe assim uma da outra. Mas sabendo que ela estava com o pai eu fiquei bem. A gente combinou que, se precisasse amamentar, ele seria chamado e traria a Alice, mas não precisou", disse a mãe.

O pai contou que a bebê chorou, mas logo ficou tranquila. "Nos botaram em uma sala com ar-condicionado, com toda uma estrutura. É legal dar esse apoio e incentivar outras mães que também querem tentar e não sabem que isso é permitido", disse o marido. Elane fez o Enem para tentar entrar no curso de Pedagogia. "Quero entender do assunto para ser uma mãe empreendedora. Sei como é difícil trabalhar e ser mãe ao mesmo tempo", disse.

Em Belo Horizonte, uma candidata grávida de oito meses passou mal durante a prova e teve que ser socorrida pelos bombeiros para a Maternidade Odete Valadares, na região oeste da cidade.

A estudante Marina Martins, de 25 anos, ligou para o namorado, Igor Teixeira, de 20 anos, quando já estava fora da sala, dizendo que estava passando mal. "Aí uma funcionária da escola pegou o telefone e disse que já havia chamado a ambulância. Meu coração veio na boca. Fiquei muito nervoso", disse Igor, já na maternidade.

Marina é babá e pretende fazer vestibular para gastronomia. "Estava tudo normal. Não havia nenhuma recomendação médica para que não fizesse a prova", disse o namorado de Marina.

Segundo Igor, nos últimos dias, apesar da preparação para as provas, a candidata não vinha se submetendo a nenhuma rotina mais longa de estudos. Depois de consulta, Marina foi colocada em observação. Com informações do Estadão Conteúdo.

Campo obrigatório