Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Candidato do Enem é denunciado por aparelho auditivo: 'Preconceito'

Caso ocorreu em um colégio de Monte Aprazível, localizado no interior de São Paulo

Candidato do Enem é denunciado por aparelho auditivo: 'Preconceito'
Notícias ao Minuto Brasil

16:58 - 13/11/17 por Notícias Ao Minuto

Brasil Denúncia

Um candidato do Enem, de 18 anos, que tem deficiência auditiva denunciou momentos constrangedores vividos durante a segunda fase do exame, que ocorreu neste domingo (12). Caso ocorreu em um colégio localizado em Monte Aprazível, no interior de São Paulo.

De acordo com o G1, uma candidata denunciou o aparelho auditivo que estava sendo usado por Guilherme de Oliveira Maset durante o exame.

“Os fiscais começaram a gesticular e logo percebi que o problema era comigo. Faltavam umas 20 questões para eu terminar a prova, mas comecei a ficar nervoso. Eu tremia. Um fiscal ficou do meu lado durante o restante da prova e eu não conseguia olhar para o lado. Assinalei qualquer coisa porque não conseguia me concentrar”, disse o jovem.

+ Relatório aponta que 84% dos recalls em airbags não foram atendidos

Em seguida, os fiscais exigiram que o jovem se encaminhasse à coordenação pois havia um suposto problema na documentação.

“Quando cheguei na sala do coordenador, o fiscal contou que denunciaram o uso de ponto. Então ele pediu para examinar meu aparelho. Mostrei toda a documentação e eles aceitaram meu lado, mas me deixaram em uma sala normal. Fui embora sem fazer a prova direito. Nos anos anteriores que prestei a prova, fiquei em uma sala separada”, revelou.

“Eu tremia, fiquei com medo e constrangido. Medo de acontecer alguma coisa ruim e de eu ter feito algo errado”, diz. “Acho um absurdo colocar o tema da redação sobre a surdez na educação e os fiscais do Inep não saberem lidar com este tipo de deficiência. Para mim, isso é preconceito”, conclui o estudante.

A reportagem do G1 tentou entrar em contato com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mas não obteve retorno.

Campo obrigatório