Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Unicamp aplica provas da 1ª fase do vestibular neste domingo (19)

Mais de 80 mil candidatos vão disputar 3.340 vagas distribuídas em 70 cursos de graduação

Unicamp aplica provas da 1ª fase do vestibular neste domingo (19)
Notícias ao Minuto Brasil

18:24 - 17/11/17 por Folhapress

Brasil Educação

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) vai aplicar neste domingo (19) a prova da primeira fase de seu vestibular. Os 83.782 candidatos vão disputar 3.340 vagas distribuídas em 70 cursos de graduação.

A primeira fase será composta por 90 questões objetivas nas áreas de língua portuguesa, literatura, matemática, história, geografia, física, química, biologia e inglês, além de perguntas de conteúdo interdisciplinar.

Os candidatos terão até 5h para responder a prova. O tempo mínimo para responder o teste é de 3h30.

Nesta edição, o vestibular da Unicamp será realizado em 31 cidades paulistas. As capitais Belo Horizonte, Brasília e Fortaleza também sediarão as provas.

Os candidatos precisarão chegar aos locais de prova antes das 13h (horário de Brasília). Quem vai fazer o vestibular em Fortaleza, a capital do Ceará, deve ficar atento ao relógio. Por lá, não há horário de verão e o horário a ser seguido será o de Brasília.

Durante a primeira fase, a Unicamp vai testar pela primeira vez um sistema contra "cola eletrônica". A ferramenta promete ser capaz de detectar qualquer sinal de celular (wifi ou bluetooth) ou de radiofrequência.

Os sinais serão captados por uma rede de sensores, instalada nas salas e nos banheiros do local do exame, e que ficará conectada a um software em nuvem. O software vai transferir as informações, em tempo real, para uma central de controle. O sistema foi desenvolvido pela empresa Neger Telecom (empresa-filha da Unicamp), em parceria com pesquisadores do Laboratório de Inteligência Espectral da universidade.

+ Manifestante tenta invadir Planalto atirando tomates

O QUE LEVAR

Os candidatos deverão levar o documento de identidade indicado na inscrição, canetas de cor preta em material transparente, lápis preto e borracha. Também será permitido o uso de régua transparente e compasso.

É proibida a utilização de celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios digitais, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, bandana/lenço, boné e chapéu. O candidato poderá usar relógio para controlar o tempo, mas todos os equipamentos deverão ficar no chão, ao lado da carteira. Com informações da Folhapress. 

Campo obrigatório