Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Após incêndio, flores voltam a nascer na Chapada dos Veadeiros

Imagens do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) mostram o renascimento da vegetação no parque

Após incêndio, flores voltam a nascer na Chapada dos Veadeiros
Notícias ao Minuto Brasil

12:11 - 22/11/17 por Notícias Ao Minuto

Brasil renascimento

Um mês após ser vítima de um provável incêndio criminoso, a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, começa a apresentar sinais de recuperação. Imagens do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) mostram o nascimento de plantas e flores, responsáveis por trazer um pouco do colorido em meio aos tons escuros causados pelo fogo.

O chefe do parque, Fernando Tatagiba, disse ao jornal Correio Braziliense que o cerrado é um mosaico de vegetação.

"Nos campos, a resposta está sendo mais rápida. Entretanto, em vegetações mais sensíveis, como as matas ciliares, o dano acaba sendo maior. A nossa preocupação maior é com os solos de turfa: são locais com muita matéria orgânica, como as raízes das plantas e micro-organismos e com muita capacidade de armazenar água, inclusive na seca. A gente diz que é a caixa d’água da Chapada. Vimos fumaça desses locais até oito dias depois do fim do fogo", detalha.

+ Turista fisga peixe raro e vira atração em praia de São Paulo

O incêndio durou 19 dias e consumiu 28% da área do parque, o equivalente a cerca de 66 mil hectares. Investigações indicam que o fogo foi causado pela ação humana, mas até o momento não há indícios dos responsáveis.

Campo obrigatório