Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Estudo detecta elevada quantidade de cocaína no mar de São Paulo

Substância chega ao oceano em meio ao esgoto doméstico

Estudo detecta elevada quantidade de cocaína no mar de São Paulo
Notícias ao Minuto Brasil

10:53 - 23/11/17 por Notícias Ao Minuto

Brasil Contaminação

As águas do mar da Baía de Santos, no litoral paulista, estão contaminadas com cocaína. A constatação é de um estudo conduzido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e pela Universidade Santa Cecília (Unisanta), segundo o qual a droga é encontrada tanto na forma pura quanto na metabólica, quando alterada para consumo humano.

O professor-doutor Camilo Seabra, da Unifesp, explicou ao G1 que a substância chega ao oceano em meio ao esgoto doméstico e deve, em breve, começar a causar problemas ao ecossistema. "As quantidades de cocaína na água já estão próximas das que causam efeitos em organismo marinhos, que é na ordem de 200 a 2.000 nanogramas por litro, ou seja, para cada 1 litro de água, são 500 nanogramas de cocaína”, detalha.

+ 'Prisão de insegurança máxima', diz deputado sobre Garotinho e Picciani

“A gente fez um experimento com mexilhões conhecidos como perna-perna. Fizemos uma exposição utilizando drogas durante uma semana. Ele apresentou problemas nas células e no DNA. Esses animais tem a capacidade de absorver a substância. A gente usa, em média, de 50 a 100 mariscos. Todos apresentaram problemas”, emenda.

Campo obrigatório