Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Foto de funcionários com peruca afro causa revolta na web: 'racista'

"Esse tipo de atitude é engraçada pra quem?", questionou uma usuária do Facebook

Foto de funcionários com peruca afro causa revolta na web: 'racista'
Notícias ao Minuto Brasil

22:00 - 24/11/17 por Notícias Ao Minuto

Brasil Últimas Notícias do Brasil

Uma imagem postada no Facebook está causando revolta na rede social. Na foto, funcionários do  supermercado Extra, localizado na rua Frei Caneca, em São Paulo, estão usando uma peruca 'black power' por conta da Black Friday, que acontece nesta sexta-feira (24). 

"Caricaturar pessoas negras é mais uma ferramenta de opressão. Estas atitudes são abusivas e nos ridicularizam. Homens e mulheres negros ouvem inúmeras ofensas sobre seus cabelos. Ouvimos piadas, somos discriminados, não somos contratados por muitas empresas porque não temos um cabelo comportado", escreveu Cristiane Guterres, que postou a imagem em seu perfil no Facebook. 

"Esse tipo de atitude é engraçada pra quem? Eu tenho certeza que não é nem um pouco engraçado para mulheres que, assim como eu, já ficaram ou estão carecas de tanto passar alisante no cabelo porque ouvimos a vida toda que o nosso cabelo era feio, sujo e parecia bombril", complementou.

+ Diarista é demitida por ter usado banheiro da casa da patroa

A reportagem do R7 entrou em contato com a assessoria do Grupo Pão de Açúcar, responsável pelo supermercado Extra, onde a foto foi tirada. Em nota, eles afirmaram que não existiu nenhuma orientação para a iniciativa, sendo o caso classificado como particular e pontual. Ainda, explicaram que assim que tomaram conhecimento do ocorrido, pediram para que as perucas fossem retiradas. 

“A loja lamenta pelo ocorrido e desculpa-se por qualquer ofensa causada. A rede reitera que segue diretriz estratégica da companhia para uma conduta de combate a todo e qualquer tipo de discriminação, promovendo a inclusão de todos os públicos em seu conceito mais amplo. Isso é reiterado pelo compromisso assumido internamente no seu Código de Ética e publicamente com a Coalização Empresarial de Equidade Racial e de Gênero", lê-se no comunicado.

Confira o post: 

Campo obrigatório