Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Tanque da Vale derrama poluentes no mar da Grande Vitória

Ainda não é possível estimar o tamanho do vazamento, mas acredita-se que pode ter impacto no mar e na areia da praia

Tanque da Vale derrama poluentes no mar da Grande Vitória
Notícias ao Minuto Brasil

09:54 - 02/12/17 por Notícias Ao Minuto

Brasil Espírito Santo

Um vazamento de efluentes de um tanque da Vale no terminal de Praia Mole, na Serra, Grande Vitória (ES), foi identificado na tarde dessa terça-feira (1º) pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). O G1 entrou em contato com a Vale e a empresa informou que esse lançamento é previsto junto aos órgãos ambientais em situações de chuva extrema.

“Até que a empresa comprove a não ocorrência dessa gravidade, nós consideramos grave. Ao nosso ver, há danos, há impacto no mar e há possível impacto na areia”, disse a diretora-presidente do Iema, Andreia Carvalho.

Andréia informou que os efluentes contêm poluentes como minério de ferro, calcário e bentonita. Eles podem ser provenientes do processo industrial e de drenagem. “Esses efluentes estão sendo lançados no mar sem o tratamento adequado e isso pode estar ocorrendo por uma possível falha no equipamento de tratamento deles”, explicou.

Segundo o Iema, a Vale pode ser punida com multa e vai receber uma intimação para que promova adequações necessárias para que o vazamento não volte a acontecer. A empresa também terá que apresentar soluções para reparar o dano ambiental causado. “Ela vai ser punida com rigor. Nós vamos continuar atuando no que for necessário para que a empresa cesse esse dano”, afirma Andreia.

Campo obrigatório