Meteorologia

  • 28 MAIO 2020
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

1° hospital do país a realizar aborto é desativado em SP

O motivo do encerramento alegado pela Prefeitura foi de que vários profissionais que trabalhavam no local se aposentaram ou foram transferidos

1° hospital do país a realizar aborto é desativado em SP
Notícias ao Minuto Brasil

09:15 - 21/12/17 por Notícias Ao Minuto

Brasil Hospital

O Hospital Saboya, na Zona Sul de São Paulo, foi o primeiro hospital a realizar os abortos previstos em lei no Brasil. Porém, há cinco meses o Hospital Jabaquara, como é popularmente conhecido, deixou de fazer o procedimento.

De acordo com a reportagem do portal 'G1', em 28 anos de funcionamento, o hospital realizou 240 dos 452 abortos legais feitos no município, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde.

O motivo do encerramento alegado pela Prefeitura à Defensoria Pública do Estado de São Paulo, foi de que vários profissionais que trabalhavam no local se aposentaram ou foram transferidos para o Hospital Municipal Dr. Gilson de Cássia Marques Carvalho, na Vila Santa Catarina, também na Zona Sul.

Legislação

Desde 1940 a lei autoriza a interrupção da gravidez nos casos de gestação fruto de estupro e risco à vida da mulher. Em 2012, também deixou de ser considerado crime o aborto de feto anencefálico (sem cérebro).

Leia também: Com greve de policiais, lojas fecham e Forças Armadas chegam ao RN

Campo obrigatório