Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Com paralisação da PM, RN recebe 2 mil agentes das Forças Armadas

Reforço na segurança foi anunciado nesta sexta-feira (29)

Com paralisação da PM, RN recebe 2 mil agentes das Forças Armadas
Notícias ao Minuto Brasil

06:12 - 30/12/17 por Folhapress

Brasil Segurança

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, anunciou nesta sexta (29) o envio de 2.000 militares das Forças Armadas para reforçar a segurança no Rio Grande do Norte.

A medida ocorre após escalada nos índices de violência desde o início da paralisação dos policiais militares e bombeiros no Estado, há 11 dias, e devido à proximidade do Ano-Novo, quando aumenta o fluxo de turistas na região.

Desde que os policiais se aquartelaram, em 18 de dezembro, foram registrados 539 furtos e roubos no Estado. Dentre eles, estão 29 arrombamentos a lojas, supermercados, shoppings e bancos.

Entre quinta (28) e o final da tarde de sexta (29), três supermercados foram roubados e saqueados por bandidos na Grande Natal. No mesmo dia, lojas foram atacadas na capital e em Mossoró, segunda maior cidade do Estado. Cinco pessoas foram mortas por arma de fogo até as 16h de sexta (29), e sete na quinta (28). Os números estão na média: entre e janeiro e outubro, o Estado registrou 6,6 homicídios por dia.

O clima de insegurança fez algumas cidades reverem a programação do Réveillon. Em Parnamirim, onde fica a badalada praia de Pirangi, foram cancelados os shows da virada do ano. Foi mantida apenas a realização de uma missa e da queima de fogos.

"Por medida de segurança, achamos melhor cancelar as apresentações musicais. A segurança da população vem em primeiro lugar" disse o prefeito Rosano Taveira (PRB).

Os militares começaram a chegar ao Rio Grande do Norte já nesta sexta e devem atuar, sobretudo, na região metropolitana de Natal e em Mossoró. Caso necessário, as tropas podem ser deslocadas para outras cidades do Estado.

Inicialmente, a ideia é que os militares permaneçam no Estado por 15 dias, mas o prazo pode ser prorrogado. Além das Forças Armadas, cerca de 190 membros da Força Nacional participam da operação de reforço na segurança.

"As Forças Armadas estarão assegurando a paz. Ficaremos o tempo necessário até que a ordem se restabeleça", disse Jungmann. O ministro também deve ir a Natal neste sábado (30) para participar do planejamento das ações e passar o Réveillon, "em solidariedade" aos militares deslocados para a operação.

'SITUAÇÕES DIFÍCEIS'

Ao todo, cerca de 8.000 policiais e 500 bombeiros militares estão sem trabalhar. Na quarta (27), o grupo aprovou em assembleia a manutenção do aquartelamento.

A paralisação foi iniciada após o governo atrasar os salários de novembro e não pagar o 13º salário dos policiais e demais servidores estaduais. Até terça (26), o governo do Estado pagou o mês de novembro apenas para os policiais com rendimentos de até R$ 3.000, deixando 33% da tropa sem salário.

Além do atraso dos salários, os policiais também reclamam das condições de trabalho. Para retomar o patrulhamento, eles exigem que o governo reequipe os quartéis com carros e equipamentos de proteção individual.

+ Nota fiscal será obrigatória em todas as encomendas a partir de 2018

Presidente da Associação de Subtenentes e Sargentos Policiais Militares e Bombeiros Militares do RN, Eliabe Marques afirma que não houve avanços nas negociações. "Com a vinda do Exército, o governo mostra que está mais interessado em reprimir as forças policiais do que em resolver os problemas", diz.

Numa tentativa de encerrar a paralisação, Jungmann fez um apelo para que os policiais voltem ao trabalho, dizendo que o governo entende as "situações difíceis", mas que "acima disso há um valor maior". "Faço um apelo para que retomem aquilo que juraram. Até porque mais dia, menos dia, essa situação aflitiva que vivem será resolvida. Mas uma vida não tem volta."

Ele também fez críticas à paralisação. "Está na hora de termos discussão e clareza em uma decisão se forças policiais podem ou não fazer greve. Pela lei, não podem, mas na prática fazem, e colocam a comunidade em situação de vulnerabilidade e medo", disse.

Essa é a terceira vez neste ano que o governo federal envia reforço para a segurança do Rio Grande do Norte. Com informações da Folhapress. 

Campo obrigatório