Meteorologia

  • 24 ABRIL 2018
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Turistas relatam infecção causada por bicho-geográfico em praia de SP

O bicho geográfico é um parasita que causa doença na pele

Turistas relatam infecção causada por bicho-geográfico em praia de SP
Notícias ao Minuto Brasil

15:42 - 13/01/18 por Notícias Ao Minuto

Brasil São Carlos

Um grupo com mais de dez turistas de São Carlos (SP) relatou infecção causada por bicho geográfico após viagem ao litoral norte de São Paulo. Na última semana de 2017, o grupo esteve na praia de Maresias e agora suspeita que a areia esteja contaminada.

Segundo explica o G1, o bicho geográfico é um parasita que causa doença na pele. O animal entra no organismo humano por meio de cortes ou feridas. O contágio ocorre pelo contato com fezes contaminadas de animais, como cães. O sintoma é coceira e vermelhidão e a areia é um dos locais de proliferação.

+ SP recebe mais 1 milhão de doses contra febre amarela

A estudante Clara Letícia Ascencio foi a primeira a apresentar os sintomas. "No mesmo dia que eu cheguei da viagem minha pele ficou avermelhada e coçava muito", disse. "Percebi o parasita na região dos pés dois dias depois", relatou.

A infectologista Maria Ângela Santo explica que os primeiros sintomas são a elevação da pele, coceira e vermelhidão. O tratamento é feito com medicamentos antiparasitários e com compressas de gelo, para imobilzar a larva e reduzir a sensação de coceira.

A médica disse ainda que os sintomas podem aparecer alguns dias depois do contágio, como ocorreu com parcela dos estudantes.

A Prefeitura de São Sebastião disse que toma ações preventidas contra o 'bicho geográfico' por meio de limpezas diárias nas praias. A prefeitura também afirma que outra ação é a colocação de placas com o aviso da proibição de animais. O cidadão que for flagrado com animais na praia pode ser multado em R$ 600.

A Cetesb informou que monitora a qualidade das praias.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório