Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Governo de SP alerta sobre qualidade da água para banho em praias

Cetesb faz levantamento semanal em 165 pontos distribuídos em 149 praias do litoral paulista; órgão também analisa rios e represas

Governo de SP alerta sobre qualidade da água para banho em praias
Notícias ao Minuto Brasil

17:05 - 13/01/18 por Notícias Ao Minuto

Brasil Férias

Você sabia que a água marinha é composta por mais de 80 elementos químicos naturais e que sua fórmula é bem mais complexa do que a simples e conhecida fórmula da água – H2O? Na água do mar existem, por exemplo, elementos como cálcio, zinco, silício e magnésio, que são usados para tratar doenças como artrite, osteoporose e reumatismo. Mas, antes de curtir uma praia nas férias de verão, é importante tomar cuidado com a qualidade da água para não ter uma surpresa desagradável.

A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), órgão ligado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente,  faz a análise da qualidade das praias semanalmente, a partir da coleta de amostras de água do mar aos domingos, em 165 pontos distribuídos em 149 praias do litoral paulista.

+ Turistas relatam infecção causada por bicho-geográfico em praia de SP

Veja aqui a qualidade das águas do litoral paulista.

O trabalho de avaliação da balneabilidade tem início com a coleta, feita por uma equipe técnica de sete coletores, que partem para pontos estratégicos, localizados no litoral norte e litoral sul do Estado. O profissional entra no mar, até a altura da cintura, e coleta a água em um frasco esterilizado, a 20 cm abaixo da superfície. Ao final do dia, depois de percorrer todas as praias, as amostras são encaminhadas para análise nos laboratórios das Agências Ambientais de Cubatão e Taubaté. Mensalmente, são analisadas em média 700 amostras de água.

Ao acessar o mapa de qualidade da Cetesb, o banhista pode ver se a praia que ele deseja frequentar está própria ou não para mergulho pelas bandeiras de identificação, em que vermelho significa imprópria e verde indica que está própria para o banho.

Campo obrigatório