Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Jovem que pediu por doação de fígado morre às vésperas da cirurgia

Mãe informou que o quadro de saúde se agravou em apenas 3 dias

Jovem que pediu por doação de fígado morre às vésperas da cirurgia
Notícias ao Minuto Brasil

11:51 - 15/01/18 por Notícias Ao Minuto

Brasil Campanha

O jovem que mobilizou as redes sociais com uma campanha em busca de um doador de fígado, morreu na madrugada desta segunda-feira (15). Luiz Fernando Valente Rodrigues, de 17 anos, teve morte cerebral constatada às vésperas da cirurgia que poderia salvá-lo.

De acordo com o G1, a cirurgia estava marcada para as 7h30, e o jovem faleceu às 2h30. A mãe de Luiz, a empresária Fernanda Iara Tavares Valente, enfatizou que o jovem era saudável e revelou que a doença evoluiu de forma rápida. Segundo seu relato, foram três dias entre o surgimento dos primeiros sintomas e a morte cerebral.

"O Luiz passou a quinta-feira jogando tênis. Sempre foi atleta, sempre praticou muito esporte. Ele começou com uma dor de cabeça, febre. Eu o levei para o hospital, depois ele começou a piorar. Saí da minha cidade [Miguel Pereira] e fui para outra cidade [Volta Redonda]. Diagnosticaram que as plaquetas estavam muito baixas”, contou.

Por conta da gravidade do quadro de saúde, Luiz virou o primeiro da fila nacional na espera de um órgão. No domingo, um doador compatível foi localizado no Mato Grosso e um jato da Força Aérea Brasileira seguiu até o local para buscar o órgão que seria transplantado.

“Se tivesse sido mais rápido, meu filho estaria vivo. Chega ao ponto de que estamos justamente aqui por causa da demora em um órgão”, lamentou a mãe do jovem.

Leia também: Lavagem de dinheiro no Brasil pode ter originado R$ 44 bi em 11 anos

Campo obrigatório