Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Pacientes atrás de vacina invadem posto na zona leste de SP

Tumulto acontece durante distribuição de senhas para vacinação na UBS do Jardim Helena

Pacientes atrás de vacina invadem posto na zona leste de SP
Notícias ao Minuto Brasil

21:37 - 19/01/18 por Folhapress

Brasil Febre Amarela

A GCM (Guarda Civil Metropolitana) foi obrigada a montar um esquema especial de segurança na UBS do Jardim Helena (zona leste) depois que pacientes invadiram o posto, nesta sexta-feira (19), em busca da vacina contra a febre amarela. Para garantir o funcionamento da unidade, viaturas da corporação permanecem no local.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, o tumulto aconteceu durante a distribuição de senhas para a vacinação.

Pacientes se desentenderam e alguns chegaram a invadir a unidade. A Polícia Militar foi chamada e compareceu à UBS para dar apoio aos agentes da GCM. Ninguém foi preso e o atendimento prosseguiu normalmente.

A UBS do Jardim Helena é uma das unidades de referência para aplicação da vacina contra a febre amarela para viajantes com destinos a áreas com risco para a doença. Por isso, o posto está abastecido com apenas mil doses do imunizante.

+ Governo repassa R$ 30 mi para vacinação contra febre amarela no Rio

"Mesmo restrito a quem vai viajar, essa [e outras unidades] têm recebido um alto fluxo de pessoas buscando a vacina", informou a secretaria.

A pasta reiterou que "a campanha de vacinação tem como público-alvo todos os distritos da zona norte, onde 90 UBS estão aplicando a vacina a quem reside ou trabalha na região".

A ação também contempla três distritos da zona sul (Parelheiros, Marsilac e Jardim Ângela) e parte do Capão Redondo. Na zona oeste, a recomendação é apenas para o distrito Raposo Tavares.

A campanha de vacinação fracionada foi antecipada para o dia 26 na capital paulista, com o objetivo de imunizar 2,5 milhões de pessoas. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório