Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Sistema de alerta de desastres naturais chega ao país todo até abril

investimento foi de R$ 70 mil para os cofres públicos

Sistema de alerta de desastres naturais chega ao país todo até abril
Notícias ao Minuto Brasil

10:13 - 26/01/18 por Notícias Ao Minuto

Brasil Mensagem

Até abril, todos os estados brasileiros vão receber pelo celular alertas sobre ameaças de desastres naturais previstos para a região onde residem. O serviço, gratuito, será disponibilizado para, após recebimento da mensagem, as medidas preventivas serem tomadas. Por enquanto, a ferramenta está em teste e instalada em nove estados. O investimento foi de R$ 70 mil para os cofres públicos.

"Todos nós estamos submetidos a riscos de desastres naturais, mas com esse serviço inédito qualquer cidadão poderá se antecipar e evitar ser vítima de uma tragédia", afirmou Élcio Barbosa, diretor do Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) – órgão vinculado ao Ministério da Integração, em entrevista à Folha de SP.

+ Criança de 4 anos é prensada por elevador e morre em Minas Gerais

Segundo a reportagem, as mensagens são geradas pelas Defesas Civis dos Estados, que dispõem do mapeamento das áreas de riscos de onde estão sediadas. "O sistema é praticamente todo feito dentro de uma plataforma eletrônica. Existe apenas um filtro, que é realizado por pessoas, para evitar que conteúdos

Campo obrigatório