Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Nordeste tem recorde de seca; um terço da região tem 'seca máxima'

Mês de dezembro não teve a chuva esperada; barragens e açudes têm apenas 11,4% da sua capacidade total de água

Nordeste tem recorde de seca; um terço da região tem 'seca máxima'
Notícias ao Minuto Brasil

13:42 - 28/01/18 por Notícias Ao Minuto

Brasil Estiagem

A região Nordeste do Brasil viveu em 2017 o seu sétimo ano seguido de estiagem, tendo um terço do seu território no grau mais elevado de seca, segundo a Agência Nacional das Águas (ANA). De acordo com o sistema Olho N'água, do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), barragens e açudes têm apenas 11,4% da sua capacidade total de água. Este é o menor índice já registrado na região.

Como cita o 'UOL' com informações do Monitor de Secas do Nordeste, da ANA, em dezembro, 33,6% do território nordestino apresentava seca nível 4, o nível mais alto da escala, classificado como seca excepcional. Também no ano passado, 29% do território nordestino registrou estiagem nível 3, que corresponde a seca extrema.

O mês de dezembro não teve a chuva esperada. "O que se verificou foi que as chuvas de dezembro ficaram, predominantemente, abaixo do normal, sobretudo naquelas áreas em que se esperava acumulados significativos [centro-sul e oeste dos Estados do Maranhão, Piauí e Bahia]", mostra o boletim da ANA.

Leia também: Helicóptero cai na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio

Campo obrigatório