Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Resgate de onça-parda mobiliza bombeiros em Taquaritinga

O resgate, acompanhado por uma multidão, demorou cerca de quatro horas

Resgate de onça-parda mobiliza bombeiros em Taquaritinga
Notícias ao Minuto Brasil

16:28 - 12/02/18 por Estadao Conteudo

Brasil Interior

Uma onça-parda escalou uma árvore de oito metros de altura na área urbana e mobilizou bombeiros e policiais ambientais, na tarde de domingo, 11, em Taquaritinga, interior de São Paulo. Foliões retornavam de um desfile de blocos no carnaval e avistaram o felino deitado sobre o galho de uma sibipiruna, na Avenida Vicente José Parise, na Vila Sargi, próximo da região central. O Corpo de Bombeiros foi chamado e pediu apoio à Polícia Militar Ambiental para a captura da onça.

O resgate, acompanhado por uma multidão, demorou cerca de quatro horas e só foi concluído após a chegada de veterinários da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Jaboticabal. O animal foi atingido por um dardo com sedativo e, após resvalar numa rede instalada pelos bombeiros, caiu num córrego.

A onça, um macho com cerca de um ano e meio de idade, pesando 35 quilos, não se feriu. O felino foi examinado pelos veterinários e levado para soltura numa mata da região.

Também conhecida como suçuarana, a onça-parda já esteve ameaçada de extinção no Estado de São Paulo, principalmente pela redução da área de matas, mas acabou se adaptando a novos habitats, como áreas de reflorestamento e lavouras de cana-de-açúcar.

O surgimento desses animais em áreas urbanas é frequente. Só em 2017, a Polícia Ambiental paulista foi acionada 12 vezes para resgatar esses felinos em cidades. Em agosto, um exemplar adulto foi achado na recepção de uma fábrica, em Itapecerica da Serra. Com informações do Estadão Conteúdo. 

Campo obrigatório