Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ossada de desaparecido político é identificada após 47 anos

Dimas Antônio Casemiro oi assassinado em abril de 1971, aos 25 anos

Ossada de desaparecido político é identificada após 47 anos
Notícias ao Minuto Brasil

12:30 - 20/02/18 por Notícias Ao Minuto

Brasil São Paulo

Um mistério de quase 30 anos chegou ao fim, nesta semana. Mais uma das 1.047 ossadas encontradas em uma vala clandestina no Cemitério Dom Bosco, em Perus, em São Paulo, foi identificada. O laudo foi enviado para a Comissão Especial Sobre Mortos e Desaparecidos Políticos.

+ Mãe de jovem tatuado na testa comenta condenação dos culpados

Conforme a Folha de S. Paulo, os ossos pertencem a Dimas Antônio Casemiro. Nascido em Votuporanga, o militante de esquerda foi assassinado em abril de 1971, aos 25 anos.

A morte dele é reconhecida pelo Estado brasileiro desde 1996. A identificação foi realizada por uma equipe da International Commission on Mission Persons (ICMP), na Bósnia. O material genético foi analisado junto a amostras de sangue de familiares. 

Desde que foi descoberta a vala comum, nos anos 1990, três corpos enterrados clandestinamente foram identificados. Dois nos anos 1990 e mais um em 2005. O restante do material genético foi levado, em 700 caixas, ao Cemitério do Araçá, onde permaneceu por 15 anos. Desde 2014, estão, no entanto, no Centro de Antropologia Forense da Unifesp, graças ao trabalho do Grupo de Trabalho Perus (GTP). Cem das ossadas, que foram limpas e "remontadas", foram enviadas para a Bósnia. A primeira foi identificada nesta semana. 

Campo obrigatório