Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Shopping de luxo no Rio tem vazamento de esgoto em lagoa

Água da Lagoa da Tijuca está turva e apresenta coloração verde em alguns pontos

Shopping de luxo no Rio tem vazamento de esgoto em lagoa
Notícias ao Minuto Brasil

15:18 - 28/02/18 por Notícias Ao Minuto

Brasil Barra da Tijuca

Uma investigação da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) identificou que um vazamento de uma tubulação do Shopping Village Mall, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, deságua na Lagoa da Tijuca. O gerente operacional do estabelecimento chegou a ser levado para a delegacia.

Segundo apurado pelo RJTV, até drones foram usados na investigação do crime ambiental. O biólogo Mário Moscatelli, que estuda o complexo lagunar Barra da Tijuca e Jacarepaguá, informou à reportagem que a região preserva parte de sua fauna, mas as águas são turvas e apresentam coloração verde em alguns pontos, o que indica alto índice de bactérias por conta da poluição.

“O que está acontecendo é mais um crime ambiental dentre tantos outros que acontecem diariamente aqui nas lagoas da [Barra] Tijuca. Está havendo um monstruoso lançamento de esgoto aqui atrás do shopping e, na verdade, aquilo que estiver vivo, aquilo que precisar de oxigênio dentro dessa lagoa, está morrendo, até caranguejo”, explicou.

+ Incêndio em prédio no Centro de BH deixa 13 feridos

O gerente operacional do shopping de luxo disse em depoimento que não tinha conhecimento do vazamento. No entanto, ele deve responder por crime ambiental por ser o responsável pelo estabelecimento.

“Nós estamos retornando no local pra fazer novas vistorias para verificar se não há outros pontos de lançamento e também para constatar há quanto tempo e porque o shopping não tomou nenhuma atitude. Podem vir a responder também por fazer funcionar estabelecimento comercial sem cumprir a legislação ambiental”, disse o delegado Roberto Gomes.

Ainda segundo o delegado, a administração do Village Mall foi notificada para solucionar o problema. A administração do shopping informou que já contratou especialistas para fazer uma perícia.

A Companhia de Águas e Esgoto do Rio de Janeiro (Cedae) está acompanhando o trabalho da Polícia Civil.

Campo obrigatório