Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Alunas de colégio no Rio protestam pelo direito de usar bermudas

Estudantes reclamam que precisam trocar de roupa antes de irem para a sala de aula, enquanto os meninos podem usar a peça de roupa no dia-a-dia

Alunas de colégio no Rio protestam pelo direito de usar bermudas
Notícias ao Minuto Brasil

13:28 - 09/03/18 por Notícias Ao Minuto

Brasil tradicionalismo

Alunos do Colégio Santo Inácio, que fica em Botafogo, na Zona Sul do Rio, fizeram um protesto na manhã desta sexta-feira (9) pelo direito de usar bermuda. Segundo as normas da escola, as estudantes só podem usar bermudas nas aulas de educação física. Elas reclamam que precisam trocar de roupa antes de irem para a sala de aula, enquanto os meninos podem usar a peça de roupa no dia-a-dia.

Como conta o Globo, uma estudante leu durante o protesto:

"Feliz Dia da Mulher. Pra você que não pode usar uniforme do próprio colégio. E que não pode reclamar já que esse problema não condiz com a realidade carioca e fluminense. Mas não se engane / A gente apoia a tolerância/ Mas sabe como é, né /Moral e bons costumes? Aí já é demais."

"A gente não está preparado para lidar com isso / Porque vai que um aluno se distrai / E vai que algum pai não gosta / Onde já se viu? / No século XXI / Mulher usar roupa confortável?"

"Não, não / Não pode aparecer coxa, joelho, perna / Quando foi que liberaram o tornozelo mesmo? Mas ei ei / Machismo não / A gente apoia a tolerância e o respeito / É só que / Seu corpo / Seu conforto / Sua voz / Valem menos do que isso / E a gente não pode fazer nada."

"Mas toma aqui uma flor / E parabéns / Hoje a gente até vai deixar vocês entrarem / Mas amanhã? / Amanhã o machismo continua / (E a nossa luta também)."

+ TRT-SP abre concurso para vários cargos e salários de até R$ 12,7 mil

De acordo com a publicação, a escola se reuniu com uma comissão formada por pais e alunos na manhã desta sexta-feira (9), logo após o protesto. O colégio se comprometeu a dialogar com os representantes da turma.

Veja a nota emitida pelo colégio:

"A Direção do Colégio Santo Inácio está acompanhando a reivindicação das alunas de trazerem para discussão temas da atualidade presentes no contexto educativo e social. Por isso, reitera que recebeu na manhã desta sexta-feira, 9 de março, uma comissão de alunos e pais para ouvir sobre as questões em pauta, e, conforme acordado na reunião, dialogará com os representantes de turma, canal legítimo eleito pelos próprios alunos, sobre essas questões, de acordo com seus princípios e valores, bem como, seu modo de ser e proceder.

Para informação, as normas de uso de uniforme, disponíveis no manual escolar no site do colégio, estabelecem uso de calça ou bermuda jeans para todos; calça em microfibra para todos; bermuda em microfibra para os meninos e calça legging em suplex para as meninas. As meninas do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio têm mais uma opção exclusiva para as aulas de Educação Física que é a bermuda em suplex."

Campo obrigatório