Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Inscrições para vagas remanescentes do ProUni começam segunda

Os candidatos interessados em vagas remanescentes do Programa Universidade para Todos (ProUni) podem se inscrever a partir da próxima segunda-feira (10) na página do programa na internet. É a primeira vez que o processo será feito online, após uma mudança nas regras anunciada pelo Ministério da Educação (MEC) no fim de fevereiro. Com o sistema de inscrição online, o MEC espera facilitar o processo e preencher a maior quantidade possível de vagas remanescentes, Antes, essas vagas eram ocupadas po

Inscrições para vagas remanescentes do ProUni começam segunda
Notícias ao Minuto Brasil

18:35 - 07/03/14 por Agência Brasil

Brasil ProUni

A estimativa do ministério é que cerca de 50 mil bolsas do ProUni ainda estejam disponíveis para preenchimento nessa etapa. Segundo o diretor de Políticas e Programas de Graduação do MEC, Dilvo Ristoff, na maior parte dos casos, as bolsas não são concedidas na primeira etapa do programa porque os cursos para os quais o candidato se inscreveu não formaram turmas.

“O aluno tem condições, reúne a pontuação exigida, mas vai se matricular e a turma não se forma. Outras vezes, há alguns ruídos de comunicação, por algum erro na apresentação de informações, por exemplo, e as vagas acabam não sendo ocupadas”, disse.

As inscrições serão feitas em duas etapas: a partir do dia 10, poderão se candidatar às bolsas os candidatos do ProUni que se inscreveram em turmas que não se formaram e professores da rede pública. A partir do dia 12, as vagas remanescentes estarão disponíveis para todos os candidatos que participaram de alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2010 sem zerar a redação e que tenham obtido pelo menos 450 pontos na média das notas das provas.

Após a inscrição online, os candidatos terão dois dias úteis para comprovar as informações na instituição de ensino em que pretendem ingressar. Em seguida, a instituição deverá registrar a comprovação das informações no Sistema Informatizado do ProUni (SisproUni). Caso o estudante não compareça ou a instituição não registre o preenchimento da bolsa, ela volta a ser oferecida pelo sistema.

Outra novidade no preenchimento de vagas remanescentes do ProUni é que agora estudantes já matriculados nos cursos, que cumpram os requisitos do programa mas não têm a bolsa, poderão pleitear o benefício.

O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de educação superior a estudantes de baixa renda. Para o primeiro semestre de 2014,

o programa ofereceu 191,6 mil bolsas. Mais de 1,2 milhão de candidatos se inscreveram este ano.

Campo obrigatório