Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Vídeo mostra violência em protesto de professores na Câmara de SP

Protesto dos professores pede revogação do projeto da reforma da Previdência de funcionários públicos municipais proposto pela gestão Dória.

Notícias ao Minuto Brasil

09:06 - 15/03/18 por Notícias Ao Minuto

Brasil Repressão

O protesto dos professores municipais de São Paulo que ocorreu na última quarta-feira(14), foi marcado pela violência e repressão das forças policiais que atuaram no local. Os guardas-civis e policiais militares usaram balas de borracha, bombas de efeito moral e golpes de cacetetes contra os manifestantes.

A manifestação pede a revogação do projeto de reforma da Previdência de funcionários públicos municipais, proposto pela gestão do prefeito João Dória. Que entre outras mudanças pretende aumentar a alíquota básica de 11% para 14%.

Parte dos manifestantes pôde acompanhar a audiência que debatia o projeto de lei. Houve confrontos e pelo menos uma professora ficou ferida. A outra parte dos manifestantes ficou do lado de fora e por volta das 14h tentou arrombar a porta da Câmara, mas foram impedidos pela polícia.

Em entrevista ao site 'UOL', o líder do governo na Câmara, o vereador João Jorge (PSDB), defendeu o uso da força policial no caso. "Tem que usar a força, senão, apenas um lado vai chegando e agredindo as pessoas, que poderiam sofrer alguma agressão física. A segurança pública tem que fazer valer o seu trabalho; por isso ela trabalha, por isso que ela ganha". 

João Dória que participava do Fórum Econômico Mundial para a América Latina, deu uma coletiva sobre o caso em um hotel na zona sul da capital paulista. "Nenhuma invasão se justifica. Vamos começar falando que você invadir o legislativo não é exatamente um ato que mereça ser aplaudido. Você pode participar, dialogar e debater. Invadir, não. Invasão, não há justificativa", disse Doria.

Campo obrigatório