Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Exército vai deixar comunidade 'modelo' de intervenção no Rio

A expectativa é de que as Forças Armadas deixem a região em duas ou três semanas

Exército vai deixar comunidade 'modelo' de intervenção no Rio
Notícias ao Minuto Brasil

12:48 - 20/03/18 por Notícias Ao Minuto

Brasil Segurança Pública

O chefe de comunicação do Comando Militar do Leste, coronel Carlos Frederico Cinelli, declarou nesta terça-feira (20) que as Forças Armadas vão deixar definitivamente a comunidade de Vila Kennedy, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, região considerada como modelo para a intervenção federal na segurança pública do Estado.

Os militares estão há quase um mês na comunidade para realizar as chamadas operações de estabilizações do território. A expectativa é de que as Forças Armadas deixem a região em duas ou três semanas. 

+ Após morte de Marielle, relatora da OEA antecipa vinda ao Brasil

“Vamos retirar os efetivos da Vila Kennedy para que a Polícia Militar possa efetivamente assumir o patrulhamento da comunidade”, disse o coronel.

"Aumentou a percepção de segurança na comunidade. Há um decréscimo gradual do número de militares na Vila Kennedy. Ou seja, os militares vão saindo enquanto a PM vai entrando gradativamente na comunidade", acrescentou. 

Em fevereiro, o governo de Michel Temer decretou a intervenção sobre o Rio de Janeiro, atendendo a pedidos do próprio governador do estado. A polêmica decisão está prevista para durar até o dia 31 de dezembro de 2018.

A medida dá ao interventor Braga Netto, poderes sobre as polícias, bombeiros, e sobre a administração penitenciária do estado. O Rio de Janeiro tem cerca de 51 mil presidiários.

A medida é inédita no período democrático brasileiro. Com informações do Sputnik Brasil.

Campo obrigatório