Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Criança com doença grave é impedida de embarcar em avião

A companhia impediu o embarque porque Francisco não consegue ficar sentado sozinho no assento, já que não sustenta o tronco e a cabeça

Criança com doença grave é impedida de embarcar em avião
Notícias ao Minuto Brasil

17:13 - 28/03/18 por Notícias Ao Minuto

Brasil Companhia aérea

Um menino com Atrofia Muscular Espinhal (AME) foi impedido de embarcar em um voo da Azul Linhas Aéreas de Palmas para Goiânia, no último sábado (24).

A companhia impediu o embarque porque Francisco não consegue ficar sentado sozinho no assento, já que não sustenta o tronco e a cabeça. No entanto, a reportagem do jornal O Globo destaca que a criança já havia viajado, também pela Azul, 22 vezes. Em todas elas, ele foi deitado no colo da mãe.

A viagem no colo de um adulto é permitido pela companhia antes da criança completar dois anos de idade. A exigência para os maiores de dois anos é que viajem sentados em um assento separado.

" Nós ficamos muito angustiados com essa situação. Tentei explicar para os representantes da Azul que toda regra tem que ter uma exceção, e o caso do Francisco é uma exceção. Ele não consegue ficar sozinho, sentado", afirmou o pai, Flávio Garrido.

+ Família de menina morta por PM pede indenização de R$ 5 milhões

"Ele já está tomando o remédio para AME e isso fez com que o controle do tronco melhorasse, mas não completamente. E ele ainda não tem controle sobre a cabecinha", completou.

A publicação destaca que a Azul já havia informado dias antes da viagem que não aceitaria o embarque do menino. A advogada da família, Juliana de Melo, conseguiu uma liminar de um juiz autorizando o embarque da criança. Mesmo assim, a empresa não cumpriu a ordem judicial.

"Nós alegamos que seria essencial para o Francisco ir a Goiânia, onde ele até então se tratava periodicamente. E ele tem atestado médico permitindo o embarque e já adquiriu os aparelhos respiratórios exigidos para tornar a viagem segura para ele. Além disso, a mãe é médica, e ela se responsabilizaria", explica a advogada. "Mas o setor jurídico da Azul me disse que eles preferem pagar multa do que cumprir a liminar. Insistem que existe insegurança tanto para o menino quanto para outras pessoas no avião. Mas nem nós, nem o juiz, enxerga assim", afirmou.

A multa sobre a Azul está correndo desde o dia 24, data em que o embarque em Palmas deveria ter ocorrido. São cobrados R$ 2 mil por dia, até que a empresa faça uma reparação.

A Azul divulgou uma nota sobre o caso. Leia:

"A legislação não permite a viagem aérea no colo de um responsável, apenas em assento individual. A Azul não é homologada pela ANAC para transporte de passageiro em maca, como é a necessidade do cliente em questão.

Por este motivo, a companhia comunicou os responsáveis sobre a indisponibilidade de realizar esse transporte, embasada pela Resolução 280 da Agência Nacional de Aviação Civil. Existem outros meios aéreos para que a criança viaje com segurança para realização do tratamento médico.

Na aviação comercial, outras companhias aéreas brasileiras são homologadas para o transporte em maca. Há também a possibilidade de utilização de transporte aeromédico, devidamente preparado e equipado para atender tais situações com total segurança".

Campo obrigatório