Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Licenciamento 2018 passa a ser exigido em maio em alguns estados

Código de Trânsito Brasileiro prevê multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira de quem for pego rodando com veículo não-licenciado, que também pode ser recolhido ao pátio

Licenciamento 2018 passa a ser exigido em maio em alguns estados
Notícias ao Minuto Brasil

06:38 - 26/04/18 por Notícias Ao Minuto

Brasil Detran

Após pagamento do IPVA, do DPVAT (seguro obrigatório) e possíveis multas, é necessário licenciar os veículos anualmente para que eles possam circular. O prazo para o licenciamento varia de acordo com o estado e o número final da placa. A fiscalização, em algumas localidades, começa já em maio.

Em São Paulo, por exemplo, termina no dia 30 de abril o prazo para licenciamento de veículos com placas final "1". Espírito Santo, Maranhão, Rio Grande do Sul, Sergipe e Tocantins também começam a fiscalização no mês de maio, segundo o Blog da Infomoto, no UOL.

O Código de Trânsito Brasileiro, vigente em todo o território nacional, prevê multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira para quem for pego rodando com um veículo não-licenciado, que também pode ser recolhido ao pátio.

+ Brasil é segundo país latino com mais jornalistas assassinados

O valor da taxa varia de acordo com o estado. O pagamento pode ser feito diretamente no banco (agências bancárias, caixas eletrônicos, internet ou telefone). Para licenciamento, é necessário que o IPVA, DPVAT e possíveis multas estejam quitados.

Durante o pagamento, o dono do veículo pode optar por retirar o documento (CRLV) no Detran, ou em locais autorizados, ou receber em casa. Se a opção for retirar pessoalmente, basta levar o documento de identificação original e os comprovantes do pagamento. Para entrega a domicílio, há cobrança de taxa e prazo de entrega, informado pelo banco na quitação.

Campo obrigatório