Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Rainha de bateria sobre recuperação após cirurgia: 'Entre vida e morte'

Em um relato no seu perfil no Facebook, Helena lembra que chegou ao "extremo entre a vida e a morte"

Rainha de bateria sobre recuperação após cirurgia: 'Entre vida e morte'
Notícias ao Minuto Brasil

14:56 - 29/04/18 por Notícias Ao Minuto

Brasil Depoimento

A rainha de bateria da escola de samba Independente Tricolor, Helena Soares, enfrentou problemas de saúde nos últimos meses e precisou ficar de fora do desfile das escolas de samba de São Paulo. Diagnosticada com problema no coração, ela precisou ser submetida a uma cirurgia cardíaca e uma no pulmão, além da necessidade de doação de sangue.

Em um relato no seu perfil no Facebook, Helena lembra que chegou ao "extremo entre a vida e a morte".

Helena é mãe de três filhos, piloto de rali, advogada e musa do carnaval paulistano. Inicialmente ela foi diagnosticada com infecção urinária e uma síndrome muscular que causa dificuldade de locomoção, mas os médicos descobriram que a válvula mitral do coração da sambista havia se rompido.

A reportagem do G1 explica que Hele teve a frequência cardíaca e a pressão diminuídas para que não retornasse mais o sangue para o pulmão. Ela precisou ficar em repouso absoluto, respirando com balão de oxigênio, para conseguir limpar o pulmão. Em 12 de fevereiro, Helena recebeu alta para seguir o tratamento em casa com remédios para o coração e antibióticos até poder fazer uma cirurgia.

A rainha de bateria foi então para Goiânia, onde mora, e lá realizou a cirurgia cardíaca e outra pulmonar. "Uma cirurgia cardíaca grande, que excedeu as horas em dobro de circulação extra corpórea. Cheguei ao extremo entre a vida e a morte", escreveu Helena.

"Tudo, função renal, pressão arterial, respiração, coração através de aparelhos e remédios alguns dias sem esperança e muita luta. Depois todos tipos de complicações, hemorragias, pneumonia, processos inflamatórios, falta de coagulação, ainda enfrentei outra cirurgia pulmonar para livrar meus pulmões dos coágulos do derrame de pleura que não saíram pelo dreno."

Com o quadro de saúde complicado, Helena precisou de doação de sangue e contou com a ajuda de amigos. "Minha irmã, minha mãe duas guerreiras, não me deixaram um só minuto. Minha família, aos doadores de sangue, aos amigos. Fiquei sem dar notícias, mas estava com todos esses anjos de Deus a minha volta e recebendo todo o carinho de vocês. Sigo agora em recuperação, fora de perigo, com muita cautela e paciência. Agora é um passo a cada dia, de coração novo e muita gratidão por Deus que me fez viver para uma nova vida."

Campo obrigatório