Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

São Paulo terá maratona de eventos ligados a Portugal

Trata-se da maior edição do já tradicional evento "Experimenta Portugal", promovido anualmente pelo Consulado-Geral português no estado

São Paulo terá maratona de eventos ligados a Portugal
Notícias ao Minuto Brasil

17:21 - 30/04/18 por GIULIANA MIRANDA, Folhapress

Brasil Consulado

A cultura, as tradições e -é claro- a gastronomia de Portugal vão invadir a cidade de São Paulo entre maio e julho de 2018.

Trata-se da maior edição do já tradicional evento "Experimenta Portugal", promovido anualmente pelo Consulado-Geral português no estado.

Idealizado como forma de promover um intercâmbio entre as tradições lusas e os brasileiros, o "Experimenta Portugal" vai começar celebrando o dia internacional da língua portuguesa (comemorado em 5 de maio).

Maior cidade lusófona do mundo -com 12,11 milhões de habitantes, São Paulo tem mais gente do que Portugal inteiro-, a capital paulista terá mais de 15 atrações abertas ao público, espalhadas por diversos espaços culturais.

"A cada ano alargamos o nosso calendário e a oferta de eventos, e esta será a maior de todas as edições do Experimenta desde a criação desta chancela paulistana em 2014", afirma Paulo Lourenço, cônsul geral de Portugal em São Paulo.

PROGRAMAÇÃO

A maratona de eventos começa na próxima sexta, 4 de maio, com um seminário sobre o filósofo e escritor português Agostinho da Silva, no Sesc Bom Retiro.

Além de palestras literárias, a programação do mês de maio ainda inclui o "Prove Portugal", evento que promove um intercâmbio entre chefs portugueses e brasileiros, o Cine Lusco Fusco, ciclo de cinema realizado no Consulado, e o 1º Festival Luso Brasileiro de Comédia, com comediantes dos dois países se reunindo na Unibes Cultural.

No chamado Dia de Portugal, comemorado em 10 de junho e feriado nacional para os lusitanos, o consulado abre as portas para o hasteamento da bandeira nacional. Outra atração do dia será uma apresentação do rapper e professor de português Vinicius Terra. Além desse, mais dois shows acontecerão no mês: Miguel Araújo se apresenta com Marcelo Jeneci na Sala São Paulo (16 de junho), e a banda portuguesa Senza faz seu som na Unibes Cultural (18 de junho).

Ao longo do mês, há espaço para mais cinema, com uma ampla programação de filmes portugueses no Ciclo de Cinema SP Cine (16 a 23 de junho).

Outro destaque da programação é a inauguração num espaço público de São Paulo de obra do artista plástico Bordalo 2º, famoso por suas obras de arte urbana a partir do lixo e materiais descartado.

A programação completa estará em breve no Consulado de Portugal em São Paulo: http://consuladoportugalsp.org.br/ Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório