Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Vara de Família deve decidir sobre guarda compartilhada de animais

Segundo desembargador, como a lei não prevê como resolver conflitos entre pessoas e animais de estimação, cabe ao juiz decidir de acordo com os princípios gerais de direito

Vara de Família deve decidir sobre guarda compartilhada de animais
Notícias ao Minuto Brasil

21:52 - 14/05/18 por Estadao Conteudo

Brasil Pets

A Justiça de São Paulo concluiu que Vara de Família tem atribuição e competência para decidir sobre guarda compartilhada de animais. A decisão foi tomada pela 7ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo em julgamento de agravo de instrumento contra medida que havia tornado extinta a ação, parcialmente, sobre pedido de "posse compartilhada e regime de visitas" de um cão de estimação do casal.

As informações foram divulgadas pelo site jurídico Migalhas e confirmadas pelo Estadão - Processo: 2052114-52.2018.8.26.0000

O caso chegou ao Tribunal de Justiça porque um juiz de primeiro grau havia decidido que o Juízo da Família e Sucessões não tem competência para cuidar desse tipo de demanda sob argumento que a questão tem natureza cível.

+ Estudo revela bairro de SP com maior número de roubo a residências

Na Corte, o relator, José Rubens Queiroz Gomes, citou jurisprudência de que a relação afetiva entre humanos e animais não foi regulada pelo Código Civil.

Segundo o desembargador, "como a lei não prevê como resolver conflitos entre pessoas em relação a animal adquirido com a função de proporcionar afeto, não riqueza patrimonial, deve o juiz decidir de acordo com a analogia, os costumes e os princípios gerais de direito".

"Por conseguinte, de se aplicar a analogia, estando a ação de reconhecimento e dissolução de união estável em trâmite na 3ª Vara de Família e Sucessões do Foro Central, é deste juízo a competência para o julgamento da ação em que se discute a "posse compartilhada e visitação’ do animal doméstico", concluiu Queiroz Gomes. Com informações do Estadão Conteúdo.

Campo obrigatório