Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Professores do Recife estão em greve por tempo indeterminado

Categoria pede melhores salários, entre outras solicitações

Professores do Recife estão em greve por tempo indeterminado
Notícias ao Minuto Brasil

22:44 - 14/05/18 por Notícias Ao Minuto

Brasil Educação

Professores das escolas municipais do Recife entraram em greve por tempo indeterminado nesta segunda-feira (14). A categoria, formada por quase 7 mil servidores, entre ativos e inativos, pede melhores salários.

A greve foi decidida em assembleia do Sindicato dos Professores do Recife (Simpere), realizada na última sexta (11) no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, Zona Norte da capital pernambucana. Segundo o G1, os profissionais estavam em estado de greve desde o dia 23 de abril.

“A data base para o nosso reajuste salarial é janeiro e, desde então, a gente tenta negociar com a prefeitura e só recebemos respostas negativas, zero reajuste”, explicou ao site a coordenadora-geral do Simpere, Cláudia Ribeiro.

+ Enem ultrapassa 4 milhões de inscritos; prazo termina nesta sexta

A decisão sobre a paralisação foi tomada após reunião da mesa de negociação com o secretário de Educação, Alexandre Rebelo.

Os professores também cobram o cumprimento da Lei do Piso com aplicação no Plano e Cargo e Carreiras (Lei Federal nº11.738/08).

“Todo ano, o MEC [Ministério da Educação] apresenta o percentual a ser aplicado no piso dos professores, em janeiro. Este ano, ficou em 6,81%. Até 4 de maio, a prefeitura não tinha informação se iria repassar ou não o percentual. Depois, disseram que só iriam aplicar o percentual no salário dos professores em início de carreira, o que dá aproximadamente 80 professores, deixando aproximadamente 6 mil sem o repasse", informou Cláudia.

A categoria também pede paridade para os aposentados e pensionistas, abertura de novas adesões no Saúde Recife - Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Municipais -, construção de novas creches e melhorias nas escolas.

Em seu primeiro dia, segundo o sindicato, a greve atingiu 80% das escolas. Já de acordo com a Prefeitura, 88,7% das escolas, creches e creches-escolas funcionaram nesta segunda-feira (14).

Campo obrigatório