Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

TJ derruba liminar que travava 87 lançamentos de imóveis em SP

Essas obras não seguem as regras do zoneamento atual, já que seus projetos foram concebidos antes, e algumas são em áreas hoje consideradas de proteção ambiental

TJ derruba liminar que travava 87 lançamentos de imóveis em SP
Notícias ao Minuto Brasil

21:07 - 16/05/18 por Folhapress

Brasil Obra

O Tribunal de Justiça de São Paulo derrubou, nesta quarta (16), uma liminar que suspendia o andamento de 87 empreendimentos de imóveis na capital.

Essas obras não seguem as regras do zoneamento atual, já que seus projetos foram concebidos antes, e algumas são em áreas hoje consideradas de proteção ambiental. Os lançamentos representam R$ 9,8 bilhões em valor de vendas, com 19 mil apartamentos.

Quando mudou a Lei de Zoneamento, em 2016, foi estabelecido o direito de protocolo, permitindo que empreendimentos com pedidos protocolados segundo a lei antiga tivessem continuidade.

Em fevereiro deste ano, o Ministério Público do Estado de São Paulo entrou com ação argumentando que o direito de protocolo contraria a Constituição Estadual, que determina que nenhuma lei pode reduzir a proteção ambiental.

O motivo foram obras em terrenos que se tornaram Zona Especial de Proteção Ambiental no novo zoneamento. Em resposta, uma liminar suspendeu o direito de protocolo em geral, inclusive para outros terrenos. Nesta quarta-feira, essa liminar caiu. O caso aguarda decisão definitiva. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório