Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

De licença médica, PM posta foto em corrida: 'Põe mais 42 km de bike'

O caso da soldado Luciana Amaral de Freitas é fruto de investigações da Corregedoria da PM, que revelam fraudes nas licenças para tratamento de saúde de policiais militares

De licença médica, PM posta foto em corrida: 'Põe mais 42 km de bike'
Notícias ao Minuto Brasil

12:36 - 21/05/18 por Notícias Ao Minuto

Brasil Fraude

A soldado Luciana Amaral de Freitas pediu licença médica do 19º BPM (Copacabana) alegando problemas ortopédicos. No período em que era para estar apenas realizando trabalhos internos, ela competiu em uma prova de corrida e ciclismo, com direito a postagens em redes sociais. “Põe mais 42km de bike. Cansada? Claro que não”, dizia o post.

O mesmo aconteceu com o subtenente Marcos Antônio de Macedo, do 15º BPM (Duque de Caxias). Após uma denúncia anônima, Macedo foi detido, no último dia 4, por fazer segurança de um bingo em Cordovil, na Zona Norte do Rio. O atestado mostrado na corporação indicava que ele estava em licença psiquiátrica por 30 dias. O subtenente responderá a um processo administrativo.

+ Moradores de rua e desabrigados sofrem com a chegada do frio em SP

Os casos são fruto de investigações da Corregedoria da PM, que revelam fraudes nas licenças para tratamento de saúde de policiais militares. Segundo informações obtidas pelo EXTRA, quem for flagrado pode, além de responder a processo interno, ser expulso da corporação. Atualmente, dos 44.118 PMs na ativa, só 26.227 podem desempenhar funções operacionais, 5.823 trabalhar em atividades burocráticas e 2.191 estão de licença médica.

A soldado que postou foto em uma corrida no Facebook foi citada em uma publicação no boletim interno do 19º BPM (Copacabana), feita pelo comandante-geral da PM, coronel Luís Cláudio Laviano, no dia 6 de março, um mês e pouco após a postagem. Segundo a publicação, a PM se esquivava “do exercício da função policial militar com espeque (amparo) em dispensas médicas, alegando não possuir condições físicas, enquanto participava efetivamente de eventos esportivos”.

Campo obrigatório