Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Frente fria derruba temperaturas em boa parte do país

Segundo o Inpe, a 'tendência para os próximos dias é que a temperatura entre em gradativa elevação'

Frente fria derruba temperaturas em boa parte do país
Notícias ao Minuto Brasil

21:03 - 21/05/18 por Folhapress

Brasil Inverno

Boa parte do Brasil hoje acordou com as mais baixas temperaturas registradas neste ano. Segundo o CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a temperatura mais baixa foi registrada no parque do Itatiaia, na serra do Rio de Janeiro, onde os termômetros chegaram a marcar -2,6º C. As informações são da Agência Brasil.

Outras cidades também registraram recorde de baixa temperatura, sobretudo durante a madrugada e a manhã desta segunda (21), como Curitiba (3º C), São Paulo (6º C), Florianópolis (9º C), Cuiabá (11,9º C), Rio de Janeiro (12º C) e Rio Branco (16º C). No Vale do Paraíba, entre São Paulo e Rio de Janeiro, a queda foi brusca. Em Campos do Jordão, os termômetros chegaram a marcar -0,3º C.

+ 'Viver nas ruas do Brasil é melhor', diz venezuelano em Roraima

O centro explica que o fenômeno decorre da atuação de uma frente fria que se formou na noite de sexta-feira (18) e se deslocou da região Sul em direção ao Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país durante o fim de semana, trazendo uma massa de ar polar que derrubou as temperaturas em muitas cidades.

"A tendência para os próximos dias é que a temperatura entre em gradativa elevação, porém ainda relativamente mais baixas, principalmente no período da manhã. Ainda na manhã desta terça-feira (22) haverá chance para geada na Serra da Mantiqueira e nevoeiros no Vale", detalha nota do Inpe. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório