Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Prefeito de São Paulo decreta estado de emergência na cidade

'Estado de emergência pode evoluir para estado de calamidade pública', disse Covas

Prefeito de São Paulo decreta estado de emergência na cidade
Notícias ao Minuto Brasil

12:33 - 25/05/18 por Estadao Conteudo

Brasil Últimas Notícias do Brasil

O prefeito da cidade de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), decretou estado de emergência no final da manhã desta sexta-feira, 25. Covas determinou também a criação de um comitê de crise para avaliar e tomar as "medidas necessárias"."Caso continue a situação de desabastecimento provocado pelas manifestações, pode haver decretação de feriado municipal. O estado de emergência pode evoluir para estado de calamidade pública", informou a Prefeitura por meio de nota.

+ Entenda o movimento dos caminhoneiros, que faz 5º dia de paralisação

O anúncio ocorre após a capital paulista enfrentar uma série de reduções em serviços devido à paralisação nacional de caminhoneiros, tais como transporte coletivo de ônibus e coleta de lixo. O estado de emergência também foi decretado em cidades do interior paulista, como Campinas e Botucatu, entre outras.

"A medida permite que a Prefeitura faça compras sem licitação, requisite ou apreenda bens privados, como por exemplo o combustível que esteja estocado em um posto. Também permite realizar gastos sem depender de empenho orçamentário", informou a administração municipal.

Dentre as medidas a serem adotadas estão a suspensão de serviços administrativos não essenciais para economizar combustível. O comitê será presidido pelo prefeito e será composto pelos secretários de Justiça, Governo, Comunicação, Fazenda, Segurança Urbana e pelo Procurador Geral do Município.

A Prefeitura, com o auxílio da Polícia Militar, continua empenhada em fazer valer a liminar obtida na quinta-feira, 24, que obriga os grevistas a suspenderem atos que impeçam o abastecimento de combustível para os serviços essenciais.

Segundo a Prefeitura de São Paulo, 60% dos ônibus circularam no horário de pico na manhã desta sexta-feira. A região sul foi a mais afetada, especialmente nos extremos da cidade, como nos distritos do Grajaú e Parelheiros. "Para o entrepico, as empresas que operam o transporte coletivo municipal foram autorizadas pela SPTrans (São Paulo Transporte) a rodar com 40% da frota. A medida é necessária para garantir que a frota esteja operacional no fim da tarde e noite. A frota de trólebus está 100% operacional", informou a Prefeitura por meio de nota.

O rodízio municipal de veículos está suspenso desde quinta-feira. A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes determinou que a SPTrans e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) reforcem as equipes de rua para orientar passageiros e motoristas.

A Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB) informou que a coleta de resíduos domiciliares está prejudicada, mas ainda pode ser normalizada ao longo desta sexta-feira. "A empresa busca alternativas e espera normalizar o abastecimento dos veículos ao longo do dia". Com informações do Estadão Conteúdo. 

Campo obrigatório