Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

'Assédio é frequente dentro das universidades', diz professora da UFRGS

Marcia Barbosa percorre o país denunciando injustiças e violências que atingem e ferem mulheres nos centros de ensino superior

'Assédio é frequente dentro das universidades', diz professora da UFRGS
Notícias ao Minuto Brasil

07:21 - 27/05/18 por Folhapress

Brasil Denúncia

A pesquisadora Marcia Barbosa, 58, divide seu tempo entre o estudo das propriedades químicas e físicas da água e a luta contra o assédio sexual na universidade e a favor da igualdade de gênero na ciência.

Professora titular do Instituto de Física da UFRGS e membro titular da Academia Brasileira de Ciências -onde a participação feminina é de meros 14%-, ela percorre o país denunciando injustiças e violências que atingem e ferem mulheres nas universidades e centros de pesquisa nacionais.

Num momento em que denúncias de assédio sexual grassam nos mais diversos ambientes profissionais, Barbosa deixa claro que a academia não constitui exceção. Pelo contrário.

"Assédio é algo frequente dentro da universidade", disse à reportagem a pesquisadora, que já foi vítima da prática. Apesar disso, afirma, as instituições ainda preferem fingir que esse problema não existe.

Barbosa teme que seja preciso um grande escândalo para que esse silêncio seja rompido. "Eu noto que as meninas hoje verbalizam muito mais aquilo que elas discordam do que as da minha geração, e vai chegar uma hora em que elas vão abrir a boca para denunciar."

+ Universidades públicas do Rio suspendem aulas por causa da greve

PERGUNTA - O assédio sexual é algo comum dentro da universidade?"

MARCIA BARBOSA - Sim, é algo frequente. Eu constato isso no fato de que todas as vezes em que eu falei sobre o tema nos últimos anos, nos mais diversos lugares, mulheres vieram me procurar depois das palestras para contar que elas passaram por isso dentro da universidade. Um dos poucos dados que temos sobre o assunto vem de uma pesquisa feita pelo Instituto Avon em 2015, na qual 56% de alunas de graduação e pós disseram ter sofrido assédio de professores, estudantes e técnicos.É comum mulheres dizerem que não vão trabalhar em determinada área por medo de assédio. Mais do que uma questão individual, o assédio é um fenômeno de exclusão.

P. - Se o assédio é frequente, por que os casos não vêm à tona?

MB - A principal razão é o medo que as vítimas têm. Medo de serem retaliadas, de ninguém acreditar nelas, de ficarem marcadas, de serem prejudicadas.

Além disso, os órgãos competentes não são preparados para a tarefa. Eles não conseguem nem fazer a pessoa se sentir confortável para contar um caso de assédio.

Outro fator é o ambiente de negação. O professor e a professora corretos, que constituem a maioria dos docentes, em geral não acreditam que um colega seja capaz de assediar alunas. Fica parecendo que o problema não existe.

P. - E o que é preciso para que esse silêncio seja rompido?

MB - Meu maior temor é que isso só ocorra em decorrência de um grande escândalo. Eu noto que as meninas hoje verbalizam muito mais aquilo que elas discordam do que as da minha geração, e vai chegar uma hora em que elas vão abrir a boca para denunciar.

Enquanto só uma ou outra falar, vão dizer que é mentira, que são loucas, mas quando elas se unirem, quando cinco ou seis se levantarem e acusarem a mesma pessoa, vai se iniciar um processo disruptivo e descontrolado dentro da universidade, algo como o movimento "me too" nos EUA. E junto com os muitos casos verdadeiros, acabarão vindo também os falsos positivos.

A universidade deveria se preocupar, porque esse processo pode miná-la seriamente. A outra opção é que as instituições resolvam olhar para si e busquem corrigir esse problema, mas a universidade ainda prefere fingir que esse problema não existe.

P. - O que a universidade poderia fazer para reduzir o problema?

MB - Em primeiro lugar, ter mais do que ouvidorias. Deveríamos, por exemplo, ter um setor com psicólogos e profissionais com treinamento para lidar com pessoas.

A universidade também precisa regular esse assunto de alguma forma. Temos uma série de regras para os dados que produzimos e para os animais que usamos, mas não temos regras para o relacionamento entre as pessoas.

P. - Por quê?

MB - Porque, no fundo, nós, da academia, zelamos pelo conhecimento. E já identificamos que a qualidade do tratamento dado aos animais, assim como a qualidade dos dados, é importante para a qualidade dos resultados. Mas nós ainda não nos demos conta de que, quando abusamos de outro ser humano, estamos prejudicando a produção de conhecimento.

É uma minoria que faz isso, mas ela inibe o processo criativo e educacional e a convivência dentro do meio acadêmico. Em universidades de países desenvolvidos é inaceitável que haja uma relação afetiva entre professor e aluno. Ponto. Assim, não se dá margem para mal-entendidos.

P. - Para deixar claro, que práticas constituem assédio?

MB - A forma mais escancarada é aquela em que o cara te agarra à força, como já aconteceu comigo. Mas há formas mais sutis, por exemplo, um professor que acaricie as costas de uma aluna, como se a estivesse consolando, que fique segurando seu braço, tocando a pessoa por muito tempo, ou que sugira a ela um passeio a sós.

Comentários sobre a roupa que a pessoa está usando ou perguntar sobre se ela tem namorado parecem coisas ingênuas, mas por que um professor tem de perguntar isso?

P. - Pode contar esse assédio que você sofreu?

MB - Aconteceu num evento científico no Brasil no final dos anos 1990. Eu ia sair para comer algo com um pesquisador de outro país, mas estava carregando várias coisas, laptop etc. Ele me disse para deixar as coisas no quarto dele. Quando eu entrei, ele me agarrou. Eu disse 'não, acho que isso é um mal-entendido'. Ficou um clima horroroso, eu me despedi e fui embora para o meu quarto.

Ele era uma pessoa razoavelmente importante, editor de revista científica. Tive sorte de essa pessoa ser de outro país. Do contrário, as consequências teriam sido maiores.

P. - Por quê?

MB - Na universidade, você é julgada por pessoas da mesma área para a concessão de uma bolsa, uma promoção, um prêmio. Quando uma pessoa assedia outra e esta não corresponde, pode haver retaliação, e é isso que muitas mulheres temem.

Se o assediador for o orientador, há um problema a mais, pois ou você o denuncia e tem que encerrar a orientação -perdendo anos de trabalho, uma bolsa- ou você vai ter que conviver com essa pessoas até o fim desse período. E o trabalho de pesquisa é um trabalho muito próximo. Você fatalmente vai acabar ficando a sós com essa pessoa de novo.

P. - E como o assédio na universidade impacta a vida de quem o sofre?

MB - Há um aspecto perverso do assédio sobre a autoestima da vítima. Tome o caso de uma aluna que recebe muita atenção do seu orientador ou de um professor. Ela acha que essa atenção é devido à inteligência dela, à qualidade do trabalho que ela realiza. Quando essa aluna sofre um assédio, ela percebe que esse orientador ou professor estava só interessado no corpo dela, e isso é destruidor.

P. - Nos últimos anos, vimos a emergência de muitos casos de assédio. Por que você acha que isso tem acontecido?

MB - O assédio sempre ocorreu, mas nos últimos tempos as pessoas não têm mais engolido as estruturas de poder que favoreciam essa prática. No meu tempo, o que o professor falava era verdade; hoje, os alunos discutem, questionam.

Apesar dessa mudança de atitude, falta uma estrutura em que elas possam se apoiar e confiar, e a mídia ainda é uma instituição em que as pessoas confiam para denunciar coisas desse tipo.

Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório