Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Por conta da greve, cirurgias sem urgência são suspensas no Rio

Segundo Secretaria de Saúde do Estado, estoques de sangue nos hospitais estão baixos por causa da paralisação dos caminhoneiros

Por conta da greve, cirurgias sem urgência são suspensas no Rio
Notícias ao Minuto Brasil

06:14 - 28/05/18 por Notícias Ao Minuto

Brasil Contenção

Com a greve dos caminhoneiros, poucos doadores têm comparecido ao Hemorio para doar sangue e o estoque está baixo, fazendo com que as cirurgias sem urgência sejam temporariamente suspensas no Estado do Rio.

O secretário de Saúde, Sérgio Gama, explicou ao G1 que a situação está sendo monitorada e que todas as nossas unidades estão em funcionamento, mas os baixos estoques de sangue fizeram necessário priorizar as cirurgias de urgência e emergência. Nesse domingo (27), apenas três doadores compareceram ao Hemocentro.

+ Autônomos se dizem satisfeitos e greve dos caminhoneiros pode acabar

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Menores a partir de 16 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais, portanto um documento de identidade do responsável. A autorização pode ser obtida no site do Hemorio.

No dia da doação, não é necessário jejum. Basta evitar consumir bebidas alcoólicas 12 horas antes e alimentos gordurosos quatro horas antes da doação.

O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, 8, Centro, Rio de Janeiro, e funciona todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h. Para mais informações, como requisitos para doar e endereços das demais unidades, o interessado pode ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Campo obrigatório