Meteorologia

  • 24 JUNHO 2019
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 15º

Edição

Vereadores do Rio aprovam projeto que proíbe canudos de plástico

ONG Meu Rio explica que os canudos não devem deixar de existir, mas sim passar a serem feitos com materiais biodegradáveis ou recicláveis

Vereadores do Rio aprovam projeto que proíbe canudos de plástico
Notícias ao Minuto Brasil

05:57 - 08/06/18 por Notícias Ao Minuto

Brasil meio ambiente

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou nessa quinta-feira (7) um projeto de lei que obriga bares e restaurantes a usar canudos de papel biodegradável ou de materiais recicláveis. A proposta de autoria do vereador Jairinho (MDB) segue agora para sanção ou veto do prefeito Marcelo Crivella.

Se entrar em vigor, os estabelecimentos comerciais que descumprirem a nova lei serão multados em R$ 3 mil. Os que forem reincidentes terão o valor da penalidade dobrado, segundo apurado pelo O Globo.

A ONG Meu Rio criou uma petição virtual para forçar os vereadores a votar o projeto e recebeu mais de 4.500 assinaturas. O texto já havia sido aprovado nessa quarta-feira (6), em primeira discussão. O único vereador a votar contra foi Leandro Lyra, do Partido NOVO.

+ Procon-SP recebe mais de 5 mil denúncias contra postos de combustíveis

De acordo com a ONG, o engajamento com questões ambientais é um movimento internacional, que está se intensificando em países da Europa. No ano passado, por exemplo, a França proibiu a venda de talheres, copos e plásticos descartáveis de material não biodegradável até 2020. Dez países já proibiram o canudinho de plástico.

"A gente acha que é uma coisa bem simbólica e fizemos pressão para essa matéria ser votada na Semana do Meio Ambiente. É um grande presente a cidade vai receber. (...) É bom lembrar que a pessoa não vai ficar sem o canudinho. Ele não vai deixar de existir, só vai passar a ser feito de um material sustentável, biodegradável", explica João Senise, coordenador de mobilização da Meu Rio ao site.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório